terça-feira, 4 de maio de 2010

Teresina poderá ter asfalto ecológico

04/05/2010 - 14h:35
Vamos solicitar implantação do asfalto ecológico ao prefeito Elmano Ferrer

por vereadora Teresa Britto

Na sessão desta terça-feira (04), apartiei o discurso do vereador Evaldo Gomes, que citou a lei de nossa autoria sobre o asfalto ecológico como sendo uma das inúmeras que não são cumpridas pela Prefeitura de Teresina. Esclareci que nossa lei ainda não havia sido executada porque necessitaria da instalação de uma usina de asfalto em Teresina que permitisse a utilização de pneus para a fabricação desse novo asfalto. Entretanto, os meios de comunicação divulgaram que a Prefeitura de Teresina deve instalar em breve uma usina de asfalto na cidade, o que vai permitir que os pneus inutilizados deixem de ser enviados a outros estados e possam produzir asfalto ecológico, que é mais duradouro que o convencional. Dessa forma, já estamos solicitando que o prefeito Elmano Ferrer providencie a produção desse novo tipo de asfalto nessa usina.

Alguns países e cidades do sul e sudeste do Brasil já fazem uso desse tipo de asfalto, apontando experiências positivas com o material. Estudos comprovam que esse tipo de asfalto traz na sua composição os mesmos componentes do asfalto convencional com o acréscimo do pó da borracha ao ligante. A principal diferença seria a mistura do pó da borracha que dá maior condição de resistência e durabilidade. Esse material tem mais durabilidade e resistência que o asfalto convencional, e a matéria-prima é quase de graça, ou mesmo sem custos nenhum.

A lei prevê que a Prefeitura de Teresina utilize e reaproveite o material reciclável tanto da capital como o fornecido por cidades do interior do estado. Além de baratear os custos, o asfalto ecológico também permite a preservação do meio ambiente, além de outras vantagens, como a aderência do veículo, que poderá frear em menos tempo.

Fonte: Blog Teresa Brito

Nenhum comentário: