quinta-feira, 13 de maio de 2010

Aquecimento global pode destruir 20% dos lagartos do planeta até 2080

13/05/2010 - 13h50
Aquecimento global pode destruir 20% dos lagartos do planeta até 2080

AFP

WASHINGTON, 13 maio 2010 (AFP) - O aquecimento global poderá provocar a extinção de 20% da população de lagartos do planeta até 2080, segundo uma pesquisa internacional divulgada nesta quinta-feira.

O desaparecimento de grande parte destes animais provavelmente teria repercussões notáveis sobre a cadeia alimentar e o ecossistema, ressaltaram os cientistas.

Os lagartos são presas importantes para diversas aves, serpentes e outras espécies, e são também são predadores de insetos, explicaram os autores do estudo, divulgado na revista americana Science de 14 de maio.

Este trabalho realizado por Barry Sinervo, professor de Ecologia e biólogo da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz (oeste), se baseou em uma ampla investigação sobre as populações de lagartos no mundo e sobre os efeitos do aumento da temperatura terrestre desde 1975 sobre estes.

Com base nestas observações, elaboraram um modelo que permite prever o risco de extinção, explicou.

Este modelo permitiu prever com exatidão zonas específicas nas Américas do Norte e do Sul, na Europa, na África e na Austrália onde populações de 34 famílias diferentes de lagartos, estudadas anteriormente, tinham efetivamente sido extintas.

Com base nessas probabilidades, o risco de que essas espécies desapareçam foi estimado em 6% para 2050 e 20% para 2080.

Já que a extinção destas populações está diretamente relacionada ao aquecimento global, limitar as emissões de dióxido de carbono é essencial para impedir o desaparecimento destas espécies no futuro.

"Trabalhamos muito para validar este modelo computadorizado que mostra bem que as extinções de lagartos ocorrem devido ao aquecimento e não pelas perdas de habitats", indicou Barry Sinervo.

O desaparecimento de lagartos foi constatado primeiro na França, seguida do México, onde 12% das populações locais entraram em extinção.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ao nosso ver muito já se falou a respeito das causas, efeitos, prós e contras das Mudanças Climáticas, o que é plenamente pertinente.
Mas, ao nosso ver, estamos esquecendo de como a sociedade “percebe” estas causas, efeitos, prós e contras.
Nosso grupo - Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA (sem fins lucrativos) - acaba de concluir pesquisa - Região da Grande Vitória (ES) - voltada ao estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das Mudanças Climáticas. Os resultados estão disponíveis e o NEPA tem interesse em identificar grupos em outras regiões interessados em desenvolver pesquisa idêntica. Contatos roosevelt@ebrnet.com.br