domingo, 2 de maio de 2010

Revista da Globo destaca ameaças contra a Serra Vermelha

02/05/2010 às 5:49
Revista nacional destaca ameaças a Serra Vermelha

ANDRÉ PESSOA
Colaborador

A revista Terra da Gente, da EPTV, afiliada da Rede Globo, e que tem circulação nacional traz em sua matéria de capa a luta dos ambientalistas e pesquisadores para transformar a área da Serra Vermelha, na região de Bom Jesus do Gurguéia, em Parque Nacional.

Com o titulo de “Anhuma ou Carvão: Qual dos dois será o futuro da Serra Vermelha no Piauí”, a publicação faz um relato das ameaças que pairam a esse região considerada como a última floresta do semi-árido nordestino.

A reportagem destaca o pronunciamento do senador Heráclito Fortes que pediu explicações ao Ministério do Meio Ambiente sobre a possibilidade do projeto Energia Verde de produção de carvão vegetal ser retomado com apoio do Governo do Piauí agora com a construção de uma termoelétrica na área da Serra Vermelha.

Também cita o artigo escrito pela senadora Marina Silva (PV), enfatizando que será um grande erro o Governo Federal não criar uma unidade de conservação na Serra Vermelha. O próprio secretário de meio ambiente do Piauí, Dalton Macambira, recebeu alguns anos atrás o prêmio motosserra por contribuir para a destruição da natureza piauiense.

A revista tem circulação nacional e grande prestigio junto a comunidade científica do Brasil além de ser referência na área do meio ambiente. Essa é a quinta revista de grande porte que destaca o caso Serra Vermelha. Em anos anteriores as revistas Rolling Stone, Horizonte Geográfico, Os Caminhos da Terra, Com Ciência Ambiental, além de vários jornais do Brasil e do exterior.
























Fonte: Portal AI5 Piauí

Nenhum comentário: