sexta-feira, 11 de junho de 2010

Marina Silva vê semelhanças com campanha de Heloísa Helena

11/06/2010-20h37
Marina Silva vê semelhanças com campanha de Heloísa Helena em 2006

PETRÔNIO VIANA
COLABORAÇÃO PARA FOLHA, DE MACIEÓ

A candidata à Presidência Marina Silva (PV) lamentou hoje, em Maceió, não poder contar com o apoio de Heloísa Helena (PSOL), pelo menos oficialmente. A ex-senadora esteve hoje à tarde ao lado de Marina em sua visita à capital.

Ao ser questionada sobre seu apoio ao candidato do PSOL na disputa presidencial, Plínio de Arruda Sampaio, Heloísa disse que Marina é a "candidatura do meu coração". Heloísa Helena evitou fazer comparações entre a sua disputa presidencial em 2006 e a de Marina hoje.

A presidenciável respondeu ao elogio. "Fizemos um esforço muito grande para que pudéssemos sair juntas nestas eleições. Não foi possível por conta das diferenças programáticas dos nossos partidos. Estamos juntas no coração", disse a candidata.

Marina citou semelhanças entre a sua candidatura e a de Heloísa Helena em 2006. As duas candidaturas buscaram evitar uma eleição plebiscitária e foram feitas com menos recursos que as de seus adversários.

Heloísa Helena é pré-candidata ao Senado por Alagoas. Atualmente, ela é vereadora em Maceió. Em 2006, teve cerca de 7% dos votos válidos. Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 22 de maio, Marina Silva tinha 12% das intenções de voto.

Irã

Sobre o acordo com o Irã intermediado pelo governo Lula, Marina disse que "houve avanços" na negociação. Mas afirmou que a defesa dos direitos humanos "não pode ser relativizada". "Não se pode confundir o esforço para o diálogo com a audiência para que se subtraia as liberdades políticas e democráticas, onde existem presos políticos e onde pessoas são mortas em razão dessa falta de democracia e de direitos humanos", avaliou.

Nesta semana, apesar do acordo feito entre Brasil, Turquia e Irã, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aplicou sanções aos iranianos em razão do programa nuclear desse país.

Nenhum comentário: