sábado, 27 de fevereiro de 2010

Brasil também é atingido por tremores

27/02/2010 - 07h48
Estado de SP sente reflexo do terremoto de 8,8 graus registrado no Chile

da Folha Online

Atualizado às 13h39.

O terremoto de 8,8 graus da escala Richter que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado provocou alguns reflexos em áreas do Estado de São Paulo, segundo informações do professor George Sand, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.

O total de mortos em decorrência do terremoto que atingiu nesta madrugada o centro do Chile já passa de 100. A presidente do pais, Michelle Bachele, decretou estado de catástrofe e determinou que as regiões litorâneas e ilhas fossem desocupadas --como a Ilha de Páscoa.

De acordo com o professor, esses reflexos são normais em casos de terremotos dessa magnitude e devem ser sentidos nas regiões mais altas e em prédios. Segundo ele, foram relatados tremores na cidade de São Paulo e na cidade de Praia Grande (litoral de SP). Apesar disso, ele afirma que o reflexo pode ter sido sentido em outros Estados brasileiros.

Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, foram recebidas diversas chamadas de moradores que relataram ter sentido tremores de terra nas regiões central e leste da cidade e na avenida Paulista. As ocorrências aconteceram durante a madrugada.

Já na rua Brigadeiro Tobias, no centro de São Paulo, um prédio precisou ser vistoriado após os abalos, mas nenhum dano na estrutura foi encontrado, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Também não houve registro de danos ou feridos nas outras ocorrências.

Nenhum comentário: