Para advogado, governo quer mesmo tirar Serra Vermelha do mapa
O combate ao desmatamento em todo o Estado do Piauí e, principalmente, nos cerrados foi uma das metas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos -Semar alcançada em 2009. Isto é o que disse a um portal local o secretário da Pasta, Dalton Macambira.
Indignado, o ambientalista e advogado Antonio de Deus dispara: "o secretário Dalton Macambira falta com a verdade quando afirma que no atual governo houve combate ao desmatamento ilegal e à produção de carvão vegetal. Pelo contrário, é publico a luta do atual governo do Piauí pela exclusão da Serra Vermelha do Mapa da Mata Atlântica".
E continua: "muitas falhas são constatadas no procedimento de licenciamento ambiental no Piauí. O pior é que continuam as atividades de centenas de carvoarias em dezenas de municípios do Estado. Estão devastando a Mata Atlântica no Piauí com licenças ilegais liberadas pelo Governo do Estado. Isto é um crime que precisa ser apurado pela Policia Federal.
Aí entra uma verdade clara: esta coluna acha vergonhoso o grau de omissão governamental e mesmo de alguns que se dizem ambientalistas mas emudecem quando o assunto é preservar o pequeno percentual de Mata Atlântica existente no Piaui, algo em torno de 3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
O Piauí vai perdendo suas florestas e cerrados e só o governo e os tais ambientalistas não enxergam. Enquanto isso, a população só se vê e escuta briguinhas e bate-bocas eleitorais que não acrescentam nada a nada. Não aparece um sequer desses perpétuos políticos do Piauí para defender com firmeza e seriedade uma causa ambiental no Estado.
Autor de uma ação popular, Antonio de Deus lembra que luta contra os sérios problemas de desmatamentos existentes no Piauí, também através de ação civil pública e várias representações junto ao Ministério Público Federal. "Mas a justiça é muito lenta", lamenta.
Governador teria liberado licenças
Dalton Macambira garante em sua entrevista que na Conferência do Clima, em Copenhague, onde ele foi, "o Piauí o compromisso de contribuir para que o Brasil consiga alcançar a meta de reduzir em 40% o desmatamento nos cerrados brasileiros".
Ainda segundo Macambira, o Estado possui 12 milhões de hectares compostos por esse bioma, mas apenas 10% são utilizados com alguma atividade econômica. "Isso o torna estado o menos devastado do país e vamos continuar lutando para barrar o desmatamento e assim, garantir um desenvolvimento sustentável”, ressalta.
Já o advogado Antonio de Deus acha que "o governador Wellington Dias (PT) , que criminosamente liberou várias licenças ambientais e estudos de impacto ambiental, maculado de vícios, aparece com a maior cara de pau nas emissoras de TV travestido de ambientalista".
"Isto é imperdoável e ridículo", acrescenta Antonio de Deus.
Fonte: Portal 180graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário