quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Início das chuvas volta a ser preocupação

Por Teresa Britto

As chuvas são preocupação constante para boa parte dos teresinenses, principalmente por que várias pessoas, inclusive crianças, se arriscam nas águas dos rios Poti e Parnaíba como forma de lazer ou aventura. Mas nem sempre o resultado é positivo. Ano a ano acompanhamos os noticiários informando sobre a morte de pessoas no Poti e Parnaíba. Alguns casos são consequencia de brincadeiras de crianças e outros de pessoas que vão ingerir bebidas alcoolicas e depois entram nas águas. Existe uma lei municipal de minha autoria, denominada Banho é Vida, que exige a fiscalização de banhistas nos rios em todo o perímetro urbano de Teresina. Ficou acordado que o Corpo de Bombeiros seria a instituição responsável pelo trabalho, mas notamos que é preciso um apoio maior por parte do Poder Público a esse fato. Queremos observar essa lei sendo cumprida rigorosamente para salvar cada vez mais vidas. Temos o compromisso de alertar o Executivo Estadual e Municipal para o fato. Só assim não teremos a lamentável oportunidade de presenciarmos novas tragédias. Que a Lei Banho é Vida seja cumprida efetivamente.

Fonte: Blog Teresa Brito

Lançado livro sobre o Cerrado do Piauí

Metade da área agricultável do cerrado piauiense já foi desmatada. E o que é pior, tudo aconteceu nos últimos cinco anos. O dado consta no livro “Ecos do Cerrado: bichos imploram contra a destruição do cerrado”, do ambientalista Judson Barros.
Segundo Judson Barros, no Piauí se cometem os maiores crimes ambientais do Brasil. “O desmatamento no Piauí, hoje, é maior até do que o desmatamento que acontece na Amazônia”, disse o ambientalista, acrescentando que o assunto não é encarado com seriedade no Piauí. “Aqui não se discute desmatamento”, completou.
Barros destacou algumas atividades que ele considera como as maiores responsáveis pelo desmatamento do cerrado piauiense. Para ele, o agronegócio da soja, a monocultura do eucalipto, a produção do carvão a partir de cerrado nativo, uso da lenha como matriz energética e monocultura da manoma são os maiores destruidores dessa vegetação. A empresas Bunge Alimentos, JB Carbon, Suzano Celulose, Brasil Ecodiesel S/A são as empresas responsáveis pelo porcesso de destruição. Sitaução abalizada pelo Governo Estadual e pelo IBAMA.
O livroPrefácio: Dom Xavier Gilles.
O livro mostra a realidade ambiental do Cerradono Piauí a partir da ótica dos bichos e das árvores. Plantas e animais contam como o Cerrado está sendo destruído. São 25 histórias que abordam a temática ambietal e social. A temática em torno da qual gira o livro é a questão ambiental, mais especificamente, a questão do cerrado piauiense. A obra, segundo o ambientalista, é toda embasada em estudos científicos. No livro, o autor discute o assunto na voz dos animais que vivem na vegetação. Essa, segundo ele, é uma forma de deixar claro que o homem não deve mais ser visto como o centro da criação. Para ele, esse espaço deve ser destinado à natureza.
O livro “Ecos do Cerrado: bichos imploram contra a destruição do cerrado” pode ser encontrado, em livrarias e bancas de revistas no valor de R$ 26. No total, mil exemplares foram colocados à venda. O lançamento oficial da obra, que deverá ser organizado pela Faculdade Santo Agostinho, ainda não tem data marcada.
Fonte: Portal Ecodebate

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Previsões maias e terremotos

Segundo especialistas em escrituras dos povos maias, algo muito forte acontecerá no ano de 2012: destruição ou o começo de uma nova era.
Muitos falam em destruição, onde o planeta seria fortemente abalado por terremotos e outros fatores naturais, como maremotos e tsunamis.
O ano de 2010 começou com uma grande catástrofe: o terremoto no Haiti, que destruiu mais de 70% da capital Porto Príncipe. E continuam ocorrendo outros terremotos em menor grau, mas que vão destruindo o Haiti, o país mais pobre das Américas!
Desde então, o mundo vem sofrendo a cada dia, como um efeito dominó: terremotos em escala média já atingiram a Argentina, Guatemala, Bolívia, Costa Rica, Panamá e agora o Peru. Sem esquecer os abalos sísmicos ocorridos no Brasil, nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Todos apenas neste mês de janeiro.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Qat, o eucalipto do Iêmen, provoca escassez de água em Sanaa

24/01/2010 - 13h13
Sanaa, no Iêmen, pode se tornar a primeira capital sem água

Sanaa pode se tornar dentro de cinco ou dez anos a primeira capital do mundo totalmente desprovida de água, um problema que já existe em diversas regiões do Iêmen.

Além da segurança e do terrorismo, a escassez de água, fator desencadeador de conflitos, deverá ser um dos principais temas mencionados na conferência sobre o Iêmen, no dia 27 de janeiro em Londres.

Com 125 metros cúbicos de água por pessoa por ano, o Iêmen, um país de 23 milhões de habitantes, é uma das nações mais secas do planeta. A média mundial de água por pessoa é de 7.500 metros cúbicos. A ONU considera que abaixo de mil metros cúbicos, o desenvolvimento do país é prejudicado.

Localizada a 2.300 metros de altitude, Sanaa, que tem dois milhões de habitantes, tem uma rede de abastecimento de água insuficiente, com bairros totalmente ignorados e outros onde o líquido sai das torneiras uma vez a cada 20 dias.

O resultado é que centenas de empresas privadas que se dedicam à exploração intensiva dos praticamente esgotados lençóis freáticos vendem a água em caminhões-tanques e recipientes de todos os tipos.

Mohammad Maayad, 27 anos, é o dono de uma destas empresas. "Tiro água a 480 metros de profundidade. Quando comecei, tirava a 400 metros. O nível cai mais ou menos três metros a cada ano", afirmou.

"Sanaa pode se tornar a primeira capital do mundo sem água", escreveu o centro de reflexão Carnegie Endowment for International Peace, em relatório publicado no ano passado.

De acordo com um especialista europeu, que não quis ser identificado, os lençóis freáticos de Sanaa estavam a apenas 20 metros de profundidade nos anos 60.

"O problema é o qat", sentenciou. Esta planta com propriedades euforizantes mastigada pela grande maioria dos homens no Iêmen "monopoliza entre 40% e 50% da água destinada à agricultura, que por sua vez representa 90% do consumo total do país".

"O qat rende até quatro vezes mais que o café, e a maioria das grandes plantações pertence aos chefes de tribos, poderosos demais para o governo", explicou.

O preço do óleo diesel que alimenta as bombas é altamente subsidiado: vendido a 17 centavos de dólar o litro, ele torna o bombeamento de água praticamente gratuito.

Alertadas há anos por especialistas internacionais, as autoridades aprovaram em 2002 uma lei proibindo o bombeamento por empresas privadas.

"É uma boa lei. Normalmente, é necessária uma autorização para cavar um poço", disse à AFP o especialista alemão Dierk Schlütter.

"No entanto, esta lei não é aplicada. O poder não está nas mãos do Estado, e sim dos chefes tribais. Se o chefe autorizar, e ainda tiver plantações de qat, o poço será cavado de qualquer jeito", lamentou.

"A única solução seria proibir o qat, mas a planta é tão integrada à sociedade que é impossível fazer isso. Seria a mesma coisa que proibir a cerveja na Alemanha ou o vinho na França. Por outro lado, os iemenitas vão chegar muito em breve a um ponto em que terão de escolher entre mastigar qat ou dar água para seus filhos", prosseguiu Schlütter.

Os lençóis freáticos que alimentam Sanaa estarão totalmente secos "em 2015 ou 2017, não se sabe ao certo, alertou. "Sempre se escutam rumores sobre um deslocamento da capital para o litoral, mas nada é feito".

O esgotamento dos lençóis freáticos pode ser adiado encaminhando, como já vem sendo feito para algumas cidades, a água em caminhões-tanques. Porém, a medida elevaria ainda mais o preço da água, que já custa muito caro em alguns bairros, o que pode desencadear tumultos.

Conflitos por água já foram registrados no país nos últimos anos, principalmente no sul.

"O governo está entre a cruz e a espada. Se tentar cortar a produção de qat, haverá reações violentas dos produtores, mas se não o fizer, terá de lidar em breve com tumultos provocados pela escassez de água", resumiu Schlütter.

Fonte: AFP

sábado, 23 de janeiro de 2010

Heloísa contraria PSOL e reitera apoio a Marina

Presidente do partido, ex-senadora lamenta opção por candidatura própria, mas se oferece para colaborar com candidata do PV ao Planalto

Luciana Nunes Leal


A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, lamentou ontem a decisão da direção partidária de interromper as negociações para apoiar a candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva.
Ex-senadora e hoje vereadora em Maceió, Heloísa disse que continua a torcer pela eleição de Marina e que está à disposição da candidata para contribuir na elaboração do programa de governo.
Na quinta-feira, a maioria do PSOL optou pelo lançamento de candidatura própria ao Palácio do Planalto. Heloísa defendia apoio formal a Marina, mas sem participar das alianças, por causa da opção do PV de se unir, em alguns Estados, a partidos como o PSDB.
"Quero deixar claro que todo respeito, a admiração e a amizade que tenho por Marina estão preservados. Ela é competente, honesta, sensível e absolutamente preparada. Torço muito para que seja eleita", disse Heloísa. "Onde Marina entender que eu posso ajudar, com minha experiência, na construção do programa, vou contribuir, especialmente em segurança pública, saúde e educação."
A costura de uma aliança dos verdes com o PSDB no Rio, em torno da candidatura do deputado Fernando Gabeira ao governo, foi decisiva para a interrupção das negociações do PSOL com o PV. "Infelizmente a tática eleitoral do PV no Rio acabou por criar obstáculos à aliança que seria feita. Minha proposta era apoio a Marina independentemente de aliança com o PV e com interferência no programa de governo. Infelizmente o PSOL não entendeu dessa forma", lamentou Heloísa.

DISPUTA INTERNA

Internamente, a principal líder do PSOL vai trabalhar pela candidatura do presidente do diretório de Goiás, Martiniano Cavalcanti, ao Palácio do Planalto. Martiniano vai disputar a indicação com o ex-deputados Babá e Plínio de Arruda Sampaio em prévia que deverá acontecer em março.
Heloísa negou a existência de uma divisão no PSOL e disse compreender a decisão do partido que preside. "Vejo com tristeza, mas acato. Nem minha candidatura à Presidência da República era consenso no partido. Existiam pessoas que queriam minha candidatura apenas pelo eleitoralismo, para ajudar nos Estados", afirmou Heloísa.

Fonte: Estadão

Manifesto em defesa dos cágados

Acontecerá no próximo domingo (31) mais um manifesto em defesa dos Cágados de Barbicha, espécie de quelònio comum nas lagoas e rios do Piauí.



Os cágados estão sendo atropelados e mortos durante sua travessia entre as lagoas e rios de Teresina. A principal região onde estão ocorrendo os atropelamentos localiza-se nos bairros Poty Velho e São Joaquim, na zona norte, área bastante movimentada que dar acesso ao encontro dos rios Parnaíba e Poti, ponto turístico da capital.

A campanha em prol desses animais é realizada a vários anos pela ambientalista verde Jacqueline Lustosa, diretora do Parque Ambiental do Mocambinho. Com o apoio da Companhia de Polícia Ambiental (CIPAMA), da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) e do Partido Verde (PV) o evento terá início às 9:30h, no Encontro dos Rios, na Av. Boa Esperança.



Fotos: manifesto de outubro de 2009

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Estado do Espírito Santo proíbe o uso de animais em circos

Jan 21, 2010

Unindo-se ao movimento nacional pelo fim do uso de animais em circos, o governador Paulo Hartung (PMDB/ES) sancionou ontem lei que proíbe a apresentação, a manutenção e a utilização de animais em circos no Espírito Santo. Agora já são sete estados e mais de 50 municípios em todo o Brasil onde a atividade é expressamente proibida.

O Projeto de Lei 461/2009, que protege os animais silvestres, selvagens, exóticos e domésticos, é de autoria do deputado estadual Dr. Hércules Silveira (PMDB/ES) e foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo em dezembro 2009. Posteriormente, o projeto seguiu para apreciação do procurador geral do estado, Rodrigo Rabello Vieira, e do governador Hartung, sendo prontamente aprovado por ambos.

A disposição das autoridades do Espírito Santo em coibir os maus-tratos contra animais já havia sido demonstrada em recente reunião realizada em Vitória. Na ocasião, a equipe da WSPA, juntamente com representantes de organizações de proteção animal capixabas, pode constatar a boa vontade do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) e do procurador Vieira, que se declararam sensíveis ao pleito das ONGs e favoráveis a uma lei que viesse a proibir circos com animais no estado.

A vitória no Espírito Santo é fruto de incansável batalha da colisão de entidades pró-animais (Amaes, Sopaes, Foca, Grupo Gala, Avidepa, Instituto Orca, Ibama, CRMV e WSPA), que por mais de um ano se mobilizaram em audiências públicas, reuniões com autoridades, passeatas e manifestos, em busca de uma lei a favor dos animais.

O PL 461/2009 foi publicado hoje no Diário Oficial como Lei 9.399/2010, e já está em vigor.

Fonte: WSPA Brasil

Lei torna permanente a campanha de arborização em Teresina

A Prefeitura de Teresina possui um projeto de arborização que pretende plantar cerca de 250 mil mudas de plantas até o final da atual administração. Cerca de 170 mil plantas já foram plantadas até o mês de agosto, segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Mas nem todos os gestores municipais adotam a política de arborização como prioridade em seus governos. Por isso, a vereadora Teresa Britto (PV) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal para instituir na legislação municipal uma campanha continuada de arborização na cidade, ação que já é realizada pela Prefeitura Municipal. O Projeto foi aprovado pelos vereadores e pelo prefeito Silvio Mendes, que o sancionou, transformando na Lei nº 3903/09. O objetivo é fazer com que todos os futuros gestores de Teresina tenham por obrigação arborizar as regiões da capital. Atualmente, existem três projetos de arborização em Teresina, são eles: Teresina – Verde Que Te Quero Verde, Projeto Plantar e Escola Arborizada. A nova lei trará uma garantia que os futuros prefeitos realizem a campanha voltada para preservação do meio ambiente. Não se sabe quais os governantes virão, assim como as prioridades que serão determinadas em suas administrações. Com essa lei queremos que nossa capital Teresina não perca suas características que a tornaram a Cidade Verde. Hoje existe um trabalho da Prefeitura nesse sentido, mas não temos nenhuma garantia que, no futuro, as ações serão as mesmas. Nosso objetivo é contribuir para redução na emissão dos gases poluentes e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Lançado em 2006 na 1ª Gestão do Prefeito Silvio Mendes, o projeto Verde que te quero verde tem o objetivo de resgatar o título de Cidade Verde. O Projeto Plantar consiste na entrega de uma muda de planta nativa, frutífera ou ornamental, para a família de cada criança nascida nas maternidades da rede municipal. O Projeto Escola Arborizada visa arborizar Escolas Públicas e Privadas no município de Teresina com a participação direta dos alunos no plantio de mudas Essa campanha ainda é de extrema importância por que várias famílias sequer sabem quantas árvores possuem em suas residências e não fazem a preservação devida. A verticalização que ocorre em Teresina é um dos principais processos que contribuem para acabar com as áreas verdes da cidade.

Fonte: Blog Teresa Brito

Adoção de tigres pode salvar a espécie

A Indonésia autorizará a particulares ter como animais de estimação os tigres de Sumatra nascidos em cativeiro, na esperança de poder salvar esta espécie ameaçada.

Para criar em casa um casal de tigres será necessário pagar um bilhão de rúpias (100.000 dólares) e dar aos animais uma espaço mínimo de 60 m2, explicou uma fonte do ministério Florestal indonésio.

"Não vendemos nem alugamos os tigres, que continuarão pertencendo ao Estado. Autorizaremos somente que as pessoas cuidem deles. Elas deverão, para isso, respeitar um certo número de condições",a firmou a fonte.

Segundo o ministério, muitos empresários ricos estão interessados em adotar os tigres.

Esta iniciativa surpreendeu as associações de defesa dos animais, que acham que o Estado deveria cuidar da preservaçao do habitat natural dos quase 200 tigres que ainda vivem em estado selvagem em Sumatra, uma ilha submetida a um importante desmatamento.

"Esta não é uma solução para salvar os tigres. Melhor seria salvar as selvas onde vivem", declarou Bustar Maitar, do Greenpeace da Ásia sul-oriental.

Na Indonésia há cerca de trinta tigres de Sumatra nascidos em cativeiro disponíveis para a adoção.

Os defensores dos animais também temem que os felinos sejam caçados ilegalmente nos próximos meses devido à celebração do Ano do Tigre, que, segundo a astrologia, começa no dia 14 d efevereiro.
Fonte: AFP

Divisão no PT favorecerá Marina

Atenção Marinistas,

Vamos dar força a um grupo que pode fazer uma enorme diferença na vitória de Marina: os petistas que apoiam Marina.

Existe uma grande parte dos petistas do Brasil que vão votar em Marina, mas poucos ainda têm a coragem de assumir publicamente esta posição.

Isto ficou evidenciado a partir do momento que petistas históricos, como Leonardo Boff, Helio Bicudo, Oded Grajew, Toinho Alves entre outros declararam apoiar Marina, mesmo através do PV. Vejam algumas das palavras de Helio Bicudo:

O desempenho de Marina como ministra do Meio Ambiente e como senadora no Congresso Nacional, conseguiu manter a chama que se ia apagando em todos nós, seus companheiros. Fez sobreviver a esperança de que cheguemos a uma necessária inversão de expectativas (...) Essa chama agora é alimentada pela decisão de Marina Silva de apresentar-se como candidata à Presidência da República. O ideal abandonado precisa ser retomado em nome do compromisso assumido por homens e mulheres, para que tenhamos um Brasil voltado para o hoje chamado desenvolvimento sustentável, com equilíbrio entre as áreas econômica, ambiental e social.

A partir de então a direção nacional do PT iniciou uma forte ofensiva para silenciar todos os petistas que queiram apoiar Marina e possuam algum cargo público. Em resumo, quem "abrir a boca" é punido. No Acre, estado de Marina, a tensão está explícita: apesar de serem obrigados a trairem a si mesmos e a declarar apoio em Dilma, esta situação não se sustentará por muito tempo.

E alguns corajosos petistas já começam a levantar a bandeira. No momento existem 64 participantes do grupo "petistas que apoiam Marina". Hoje, o membro da executiva estadual do PT de São Paulo Marcos Cruz publicou um post no blog com o título "Petistas: vamos apoiar e eleger Marina".

No texto, Cruz afirma: a candidatura Marina precisa de todos nós, precisamos adicionar essa bandeira na nossa luta e dentro do PT também.
Vamos ampliar e ecoar a sustentabilidade dentro do plano de governo,
Marina eleita, voltará a ser do PT, porque ela tem a alma petista.

O Movimento Marina Silva pode e deve ser o caminho para que centenas e milhares de petistas possam se unir para eleger a quem realmente acreditam ser a melhor candidata. E o Brasil precisa saber que muitos petistas não querem a Dilma. Isso nós vamos certamente ajudar a revelar.

E assim vamos comprovar por A+B que Marina é maior do que qualquer partido, e por fim ajudar Marina a realizar o seu propósito já declarado: de que o que existe de bom no PT volte à tona para que este importante partido continue ativo na evolução da história política de nosso país.

Fonte: Movimento Marina Silva

Marina Silva - entrevista para a revista TPM

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Vereadora reapresentará PL contra a entrada de circos com animais

Por Teresa Britto
Não há como esquecer o sofrimento da tigresa Iamma. Agora, no santuário mantido pela ONG Rancho dos Gnomos, de São Paulo, temos a obrigação de impedir que novos casos como esse ocorram novamente em Teresina e em todo Piauí. Firmei o compromisso de reapresentar o projeto de lei na Câmara Municipal para impedirmos a entrada de circos com animais em Teresina. Repito, temos que implantar essa mentalidade e cultura em nossa sociedade, que os bichos mantidos em circos estão sofrendo coação de liberdade, dentre outros tantos malefícios. O Rancho dos Gnomos merece todos os nossos aplausos pelo resgate da tigresa feito em Teresina. Muitas pessoas se emocianaram com a forma humanitária que seus membros tratam os animais. Temos que socializar este sentimento. Em 2010, vamo lutar para que esse projeto seja aprovado e se torne lei em Teresina.

Fonte: Blog Teresa Brito


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Espírito Santo pode ser o 7º Estado a proibir o uso de animais em circos

Encerrando a maratona de reuniões junto às autoridades do governo do Espírito Santo, organizações de proteção animal capixabas, se reuniram ontem, dia 13, com o governador em exercício, Ricardo Ferraço, para discutir a sanção à Lei 461/2009.
O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Dr. Hércules Silveira, visa o fim o uso de animais em circos no estado do Espírito Santo e já foi aprovado pela Assembléia Legislativa, faltando agora o parecer da Procuradoria Geral do Estado e a sanção do governador para entrar em vigor.
A WSPA foi representada pelo Diretor Regional da WSPA Brasil, Antonio Augusto Silva, e pela Gerente de Desenvolvimento da WSPA, Elizabeth Mac Gregor que apresentaram ao governador os relatos de maus-tratos a que os animais de circo são submetidos durante os treinamentos. Ricardo Ferraço se declarou sensível ao pleito das ONGs e se comprometeu a sancionar o projeto de lei após a análise do Procurador Geral do Estado do Espírito Santo, Rodrigo Rabello Vieira.
Estados onde o uso de animais em circo já é proibido:
Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul

Em tramitação: Ceará e Santa Catarina

Tigresa Yamma já está no Santuário Rancho dos Gnomos

É com muita ansiedade que a equipe do Rancho dos Gnomos aguarda a chegada de "Yamma", a tigresa que viveu mais de 15 anos sendo explorada por um circo e que agora tem um destino certo: ela aguarda uma nova vida no Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos. O resgate aconteceu no último dia 08/01, em Teresina/PI e, desde então, a veterinária Kelli e a bióloga Andrea estão em viagem por terra com a tigresa para atender todas as suas necessidades. Estão viajando rumo a Cotia/SP. Foram quase 5 dias de estrada, atravessando estados e fazendo paradas para refrescar a tigresa, borrifar floral, alimentá-la e trocar o feno da carretinha de transporte. Neste momento, a equipe do Rancho e a Guarda Municipal de Cotia estão mobilizados para receber a tigresa na sede do Santuário. A princípio, os fundadores decidiram colocar a carreta de Yamma ao lado da do leão Alex (próxima, mas com uma certa distância). Daqui a alguns dias, Alex ganhará um recinto com mais de 1.000m² e deixará reservado o seu espaço para Yamma se acomodar provisoriamente, para fazer exames e recuperar um pouco do seu estado físico (algumas sequelas jamais serão apagadas, porém podemos amenizar o quadro clínico com o tratamento que o Rancho oferece). Quando estiver pronta, forte e melhor de saúde, será tentada a adaptação dela com outro tigre de sua espécie, o adorável Bengalinha.
Fonte: Rancho dos Gnomos

domingo, 10 de janeiro de 2010

Tigresa é resgatada com sucesso

Nesta sexta-feira (8) a tigresa que estava no Circo Latino Americano foi resgatada por membros do Santuário Rancho dos Gnomos.

O circo, que anteriormente estava no Bairro Bela Vista, se instalou no Bairro Parque Piauí, na zona sul de Teresina.

Foram cerca de duas horas de manejo (inclusive com alguns momentos de chuva). Os veterinários do santuário usaram radiestesia, florais e incensos durante o manejo, quando muitos esperavam que seriam usados anestésicos para sedar o felino.

A tigresa que está cega do olho esquerdo e com a visão do direito bastante afetada, será levada para o Santuário Rancho dos Gnomos, uma associação situada na cidade de Cotia, interior do Estado de São Paulo.

A ação teve a participação da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), do IBAMA, da Polícia Ambiental (CIPAMA) e do Partido Verde.

Com este caso, a vereadora Teresa Britto (PV) acredita que agora o seu Projeto de Lei PL 96/2009 será aprovado por todos os vereadores da capital. No ano passado, o PL foi reprovado numa votação apertada.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tigre em circo de Teresina

Uma tigresa (Panthera tigris) usada pelo circo Latino Americano, que se encontra em Teresina, terá um novo lar nos próximos dias.
A tigresa, que já tem cerca de 17 anos e está cega de um olho, será levada para o Rancho dos Gnomos, uma reserva particular localizada no interior de São Paulo.
Foi cogitado para que o felino fosse levado para o IBAMA-PI ou para o Parque Zoobotânico de Teresina. No entanto, o IBAMA não tem local apropriado para animais de grande porte.
A diretoria do Zoobotânico falou que no momento não tinha nenhum recinto com condições de abrigá-la. Porém, nos últimos dias, o coordenador do zoo, Renato Uchoa, disponibilizou um recinto para que a velha tigresa pudesse passar seus últimos anos de vida!
Apesar do destino da tigresa já está definido, o fato da coordenação do Zoobotânico ter aceito acomodá-la no parque é uma mostra de que o radicalismo de algumas pessoas não leva a nada! Era preciso apenas uma conversa amigável para a tigresa ficar no Piauí.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SUZANO no Piauí

O projeto da empresa SUZANO Papel e Celulose para implantar uma fábrica para produção de papel no Piauí vai entrar novamente na pauta da Câmara Municipal de Teresina.
No dia 14 de dezembro do ano passado foi realizada uma audiência pública nessa Casa. Porém, a vereadora Teresa Brito (PV) propôs outra, assim que voltarem do recesso parlamentar, pois as discussões não tiveram êxito e não teve a presença de representantes da empresa e de outros órgãos.
A vereadora ainda propôs a realização de um forum com os ambientalistas e demais interessados.
O projeto da Suzano, de manejo florestal com reflorestamento de eucalipto, será implantado em 38 municípios do Estado.