quarta-feira, 30 de junho de 2010

Publicação revela situação da Mata Atlântica

quarta-feira, 30 de junho de 2010 - 18:39
Publicação revela situação da Mata Atlântica

A Frente Parlamentar Ambientalista promoveu nesta quinta-feira o lançamento da publicação "Mata Atlântica - Patrimônio Nacional dos brasileiros".

Produzido pelo Ministério do Meio Ambiente, o livro traz um resumo da história da destruição e da situação atual da Mata Atlântica; trata do planejamento de políticas públicas de proteção e de uso sustentável dos recursos desse ecossistema; e apresenta ainda um banco de ideias sustentáveis.

A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, considera que a publicação mostra que o monitoramento não está só na Amazônia. Ela afirma que a expectativa do Ministério é consolidar o monitoramento de todos os biomas brasileiros até setembro.

"É uma publicação belíssima, que mostra também os resultados dos avanços do monitoramento que não estão mais só ali da Amazônia ao Pantanal. A Mata Atlântica foi o bioma que nos mostrou isso. Uma cooperação com o SOS Mata Atântica desde o início. E a nossa expectativa é que a gente consolide todo o monitoramento de dados dos biomas brasileiros até setembro, consolidando esses dados e mostrando os desafios de estados de conservação e que nós temos que realinhar as políticas públicas nesse país."

Segundo o coordenador do Núcleo Mata Atlântica do Ministério do Meio Ambiente, Wigold Schaffer, a publicação representa um marco inicial, já que o ministério pretende produzir publicações semelhantes sobre os demais biomas.

"É um material extremamente útil porque além de trazer um pouco do histórico de ocupação e destruição da Mata Atlântica, ele faz também uma resenha do contexto atual, da situação do que ainda restou de Mata Atlântica em cada um dos estados. Faz uma compilação da legislação, do que pode e do que não pode ser feito com relação à floresta e traz inúmeros exemplos de coisas práticas boas que estão sendo aplicadas por pessoas físicas, por agricultores, por empresas, por órgãos governamentais nos 17 estados onde ocorre Mata Atlântica. E esse livro vem no sentido de orientar as boas práticas, de mostrar que a adequação ambiental é possível, tanto nas cidades quanto no campo."

Para o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho, do PV do Maranhão, a publicação é importante, pois pode ajudar na conscientização da população sobre a necessidade de se preservar o bioma.

"Quando você conhece e, junto com esse conhecimento, vêm algumas indicações técnicas do uso correto da terra, da mata, então isso ajuda para que a gente possa preservar o que restou e talvez até avançar um pouco na restauração de mais um pouquinho desse bioma tão importante para o Brasil e tão importante para o mundo também."

De acordo com o coordenador do Núcleo Mata Atlântica do Ministério do Meio Ambiente, Wigold Schaffer, foram impressos, inicialmente, 100 mil exemplares do livro "Mata Atlântica - Patrimônio Nacional dos Brasileiros".

A publicação será entregue a organizações ambientalistas, aos ministérios públicos dos 17 estados da Mata Atlântica, aos órgãos ambientais dos estados, prefeituras e pequenos agricultores.

De Brasília, Clélia Lima.

Fonte: Rádio Câmara


Convenção do PV homologou nome de Teresa Britto para disputar o Governo

30/06/2010 - 09h:24
Convenção do PV homologou nome de Teresa Britto para disputar o Governo do Piauí

por Teresa Britto

Meu nome foi homologado na convenção do Partido Verde para disputar o governo do estado do Piauí. Conhecemos os problemas de Teresina e do Piauí.

Basta o povo olhar para o lado e perceber que muita coisa não mudou em suas vidas e na cidade onde moram. A saúde no interior continua totalmente dependente da capital. Não há investimentos em hospitais de grande complexidade nas grandes cidades do interior.

Continuamos sendo o estado mais pobre da nação. Os governantes, que passaram ou estão no poder, não possuem argumentos contra esses fatos. É inaceitável o indice de 22% de analfabetos.

Somos pré-candidata para deixar o discurso de lado e enfrentarmos todos os problemas sociais dos piauienses. Trabalhamos a bandeira do desenvolvimento sustentável. Como diz nossa candidata Marina Silva, queremos governar COM a participação de todos os segmentos sociais e não PARA eles.

Nossa intenção é uma política participativa dos líderes regionais e da população com a colaboração no planejamento das obras mais importantes para cada local.

Seremos vencedores. Contamos com o apoio de todos os piauenses para a vitória!

Executiva Nacional do PV participa da convenção piauiense

30/06/2010 - 08h:57
Executiva Nacional participa de convenção piauiense e demonstra total apoio à disputa pelo governo

Dia 29 de junho de 2010 entra para a história do Partido Verde no Piauí e para as eleições ao governo do estado. A convenção dos verdes homologou nosso nome, Teresa Britto ao governo, do médico Antonio Marçal a vice e do engenheiro Antonio Florentino ao Senado Federal.

No evento que contou com grande participação popular com pessoas de todos os cantos de Teresina e do Piauí no auditório da Associação Industrial do Piauí, contamos com a presença em massa dos membros da Executiva Nacional do PV e coordenadores. Estiveram no Piauí o nosso vice-presidente Guilherme Leal na chapa de Marina Silva, o coordenador da campanha da senadora Marina Silva, ex-deputado federal Marcelo Zica, o candidato ao governo do Ceará e coordenador do PV no Nordeste, Marcelo Silva, e o secretário de relações institucionais do PV, Marco Antônio Mróz e demais membros da comitiva nacional.

Nosso vice-presidente, Guilherme Leal, enfatizou a satisfação da executiva com nossa escolha aqui no Piauí, e elogiou nossa coragem em entrar na disputa contra grandes grupos que estão consolidados no poder. Leal afirmou que a situação do Piauí se assemelha às eleições nacional, onde Marina Silva busca quebrar o bloqueio da polarização instalada por candidatos que já estão no poder há anos e não conseguem melhorar os quadros sociais da população.

Essa visita ao Piauí para participar da nossa convenção é a primeira viagem dos membros da executiva nacional ao nordeste. Mostra a confiança que eles depositam em nossa candidatura ao governo.

Fonte: Blog Teresa Brito

terça-feira, 29 de junho de 2010

Dono da Natura critica antigos políticos em convenção do PV

'Política tava uma mesmice' 29-06-2010 às 18:12:00
Dono da Natura critica antigos políticos em convenção do PV
Na ocasião, candidatura de Teresa Brito ao Governo do Estado é oficializada.

A vereadora Teresa Brito homologou candidatura ao Governo do Estado pelo Partido Verde, na tarde desta terça-feira (29/06), no auditório da Associação Industrial do Piauí, com a presença do vice da senadora Marina Silva (PV), o empresário Guilherme Leal, dono do grupo Natura. Na oportunidade, Teresa anunciou seu companheiro de chapa, o médico ginecologista Antônio Marçal, membro verde da cidade de Parnaíba, e o ocupante da vaga de senador, o engenheiro Antônio Florentino.

Com mais de duas horas de atraso, Teresa Brito chegou à AIP acompanhada do empresário Guilherme Leal e de mais dois coordenadores da campanha da presidenciável do PV, Luciano Zica e Marcelo Silva, este candidato ao governo no Estado do Ceará. Todos concederam entrevista coletiva antes de iniciarem seus discursos no auditório, que já estava lotado de militantes e correligionários.

Teresa Brito afirmou que resolveu abandonar a disputa para deputada estadual a pedido do diretório nacional do partido, que tem como meta lançar candidaturas “verdes” em todos os estados como forma de seguir o perfil da candidatura de Marina Silva, considerada pela própria sigla como uma alternativa aos outros candidatos já existentes.

Mesmo que alguns acreditem que a vereadora poderia ter um bom desempenho na briga por uma cadeira na Assembleia Legislativa, Teresa Brito encara como desafio encabeçar uma chapa. Segundo ela, além da bandeira verde, serão prioridades a saúde, a educação e as integração de políticas públicas. Aos 50 anos, ela fez questão de ressaltar que já enfrentou necessidades e precisou até comer “muito arroz com feijão e tomate” para enfrentar os desafios pessoais e políticos.

Teresa Brito acredita que o partido tem lideranças em todo o Estado e que, por isso, não considera que a sigla esteja enfraquecida. Nestas eleições, o Partido Verde marcha sozinho, sem a companhia dos partidos pequenos que até há pouco tempo ofereciam apoio. O PV lança seis candidatos a deputado federal e 28 a deputado estadual.

VICE DE MARINA: “A POLÍTICA ESTAVA UMA MESMICE”
O empresário Guilherme Leal, proprietário da Natura e vice de Marina Silva, afirmou que a senadora representa uma alternativa aos projetos encabeçados por José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) em nível nacional. Ele criticou o fato do cenário político apresentar as mesmas figuras em todas as eleições. “Marina é um marco de transformação da política brasileira. Ela modificou o panorama das eleições, até mesmo porque a política esteve uma mesmice, com as mesmas discussões”, alfineta Guilherme, que está afastado do grupo há seis meses, desde quando se filiou ao Partido Verde.

O companheiro de chapa da senadora também tratou de questões ambientais. Afirmou que o destrato com o meio ambiente, bem como a falta de ações de prevenção por parte do Governo, acarreta em inúmeros problemas, como enchentes. Ele citou o exemplo das enchentes nos estados de Alagoas e Pernambuco. “Não há dúvidas que isso se deve também à falta de sistemas adequados de Defesa Civil, ou na busca de detectar catástrofes, falta de planejamento, dentre outras deficiências”, lista, tratando depois de leis ambientais.

Fonte: Portal 180graus

PV homologa candidatura de Teresa Britto ao governo do estado

29/06/2010 17:45h
PI: Partido Verde homologa candidatura de Teresa Britto ao governo do estado

O Partido Verde se reuniu na tarde desta terça-feira (29) onde homologou as candidaturas da coligação da sigla para as eleições deste ano. O evento contou com a presença do candidato a vice-presidente da República na chapa da senadora Marina Silva (PV), o empresário Guilherme Leal, dentre outras lideranças que compareceram à Associação Industrial Piauiense (AIP), sede do evento.

O empresário, que é ex-presidente da indústria de cosméticos Natura, falou ao TvCanal13.com sobre suas expectativas a respeito do pleito deste ano e das possibilidades do Partido Verde nas eleições no Brasil e no Piauí, primeiro estado do Nordeste visitado por ele durante esta campanha.

Guilherme Leal aponta que o Piauí possui uma série de recursos que precisam ser trabalhados e ressalta que ele detém experiência na área empresarial aliada à conservação do meio ambiente. “Muita coisa pode ser feita no Piauí e sabemos que é possível. Aprendi durante o tempo que passei a frente da Natura a como aliar o desenvolvimento de forma sustentável”, pontuou.

Sobre a candidata ao governo do Piauí pelo Partido Verde, Teresa Britto, Guilherme argumenta que se trata de uma enorme parceria que tenderá a melhorar as condições não apenas as condições do Piauí como também do Brasil, através da presidenciável Marina Silva. “A população poderá contar com a aliança entre essas duas mulheres competentíssimas que são a Marina Silva e a Teresina Britto, que certamente fará o melhor para todos”, frisou.

Teresa Britto reafirmou o que vem falando em suas entrevistas, que está disposta a trazer para o Piauí uma nova visão de administração, de sustentabilidade e desenvolvimento. “Teremos o apoio da senadora Marina Silva e a população pode estar certa de que estamos dispostos a realizar o melhor para o Estado e vamos lutar para valer”, garantiu.

Para compor a vaga de vice-governador na chapa de Teresa Britto, foi escolhido o médico da cidade de Parnaíba, Antônio Marçal. O partido lança apenas um nome ao senado, o do engenheiro Florentino Filho.

Fonte: Portal TV Canal 13

Candidato do PV a vice defende economia sustentável no Piauí

29/06/10, 13:08
Candidato do PV a vice defende economia sustentável no Piauí
O empresário Guilherme Leal desembarcou por volta das 12h40 em Teresina.

Candidato a vice-presidente da república pelo PV, o empresário Guilherme Leal desembarcou por volta das 12h40 em Teresina para participar da convenção estadual do partido. Ao chegar ao Piauí, ele afirmou que o Brasil tem um patrimônio natural imenso que deve ser melhor utilizado.

“Queremos que todas as regiões do país sejam prósperas e sustentáveis. Eu tenho me envolvido com a questão pública a partir da iniciativa privada. O nome da empresa ao qual participei ao longo dos 30 anos, Natura, mostra a preocupação com a questão ambiental e social”, descreve o empresário que compõe a chapa de Marina Silva.

Leal afirma que o modelo de consumo atual da humanidade que está destruindo a base de sustentação do nosso desenvolvimento. Ele acrescenta que a candidatura do PV representa a oportunidade para que o Brasil possa desenvolver sua educação para cuidar do patrimônio natural.

“É uma satisfação muito grande receber nosso candidato a vice-presidente. Isso mostrando o interesse do PV pelo Piauí”, descreve a pré-candidata do PV ao governo do Estado, Teresa Britto que deve ser oficializada nesta terça durante a convenção. Ela destaca que Leal, com sua visão de empresário poderá contribuir com uma gestão possível no Piauí. “Ele vai conhecer mais de perto, ver e ouvir a população do Piauí”, pontua.

Carlos Lustosa Filho

Fonte: Portal Cidade Verde

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Copa 2010: seleção brasileira vence o Chile por 3 a 0

28/06/2010 - 17h19
Brasil vence fácil o Chile e chega forte para pegar Holanda

O Brasil teve diante do Chile a sua melhor atuação na Copa do Mundo. Nas oitavas de final, a seleção de Dunga não deu chance para o adversário, vencendo o jogo com fáceis 3 a 0. O Brasil usou suas principais armas para vencer: defesa segura, contra-ataques mortais e excelente aproveitamento das jogadas aéreas.

O resultado dá moral para o Brasil pegar a Holanda nas quartas de final. A seleção tem um retrospecto positivo contra os europeus. A última derrota para os holandeses aconteceu na Copa do Mundo de 1974. Depois disso, as seleções se enfrentaram duas vezes no Mundial, com sucesso brasileiro nas quartas de final de 1994 e na semifinal de 1998. Agora, o Brasil tem a missão de superar um rival que está invicto há 23 jogos.

Ao longo dos quase quatro anos do trabalho de Dunga à frente da seleção, o Chile foi o adversário mais vezes vencido pelo Brasil, com cinco derrotas em cinco partidas, algumas delas com goleadas.

Nesta segunda-feira, brasileiros e chilenos repetiram o script de freguês dos confrontos recentes, com a vitória da equipe de Luís Fabiano e companhia por 3 a 0 em Johanesburgo, em resultado que conduz o time nacional adiante na Copa e manda os rivais de volta a Santiago.

Com mais uma vitória sobre o Chile, o Brasil agora vai às quartas de final enfrentar a Holanda, em confronto marcado para as 11h (de Brasília) de sexta-feira, em Port Elizabeth. Também nesta segunda, os holandeses asseguraram vaga na próxima fase com triunfo por 2 a 1 sobre a Eslováquia.

No êxito sobre os “rivais preferidos” da era Dunga, o Brasil enfim resgatou na Copa a eficiência de duas marcas que pontuaram o desenvolvimento da equipe nos últimos anos: as jogadas de bola parada e os contra-ataques.

Pela primeira vez no Mundial, a seleção conseguiu chegar ao gol adversário através da bola parada, pelo alto. Aos 34min do primeiro tempo, Maicon levantou da direita, e Juan foi mais ágil que a marcação para desviar para as redes.

Assim, ficava para trás um desenho de jogo desconfortável para a seleção, com o Chile rivalizando na posse de bola e esboçando contra-ataques perigosos.

Apenas três minutos mais tarde, a arrancada do tridente de frente enfim funcionou: Robinho para Kaká, Kaká para Luís Fabiano, que deixou o goleiro chileno no chão para fazer seu terceiro gol no Mundial.

Quase sem sustos para Julio Cesar atrás, a sexta vitória brasileira sobre o Chile com Dunga foi definida aos 13min do 2º tempo, com a novidade do time nesta segunda.

Escalado na vaga de Felipe Melo, em recuperação, Ramires roubou bola no círculo central e levou até Robinho na área. Em seguida, o atacante bateu colocado e finalmente acabou com o jejum em Copas, marcando seu primeiro gol no torneio.

No entanto, pouco depois de brilhar no lance do gol, Ramires levou cartão por uma falta na intermediária defensiva e perdeu a chance de ter sequência entre os titulares. Com dois amarelos, o volante é baixa confirmada contra a Holanda.

Do lado chileno, fica o gosto amargo da eliminação na Copa em mais uma oportunidade em que Bielsa renuncia a opção de retranca contra o Brasil. E desta forma cai a primeira seleção sul-americana no Mundial.

Fonte: UOL

Convenção do PV terá vice de Marina Silva

Acontecerá nesta terça-feira (29) a convenção estadual do Partido Verde piauiense.

A convenção homologará a vereadora Teresa Britto, presidente da executiva regional do PV, como candidata a governadora do Estado do Piauí.

O candidato a vice-presidente de Marina Silva, Guilherme Leal, estará presente na convenção.

Local: Associação Industrial do Piauí - AIP
Endereço: Av. Marechal Castelo, 519 (próximo a Assembléia Legislativa e Câmara Municipal)
Horário: a partir das 13 horas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Copa 2010: seleção brasileira empata com Portugal e fica com o 1º do grupo

25/06/2010 - 12h53
Brasil volta a mostrar defeitos, mas pega chave fácil no mata-mata

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Durban (África do Sul)

O Brasil conseguiu ficar no lado mais fácil do mata-mata da Copa do Mundo. O nervoso empate em 0 a 0 com Portugal nesta sexta-feira, em Durban, porém, mostrou o velho problema da equipe de Dunga contra retrancas. Mesmo assim, foi suficiente para assegurar a liderança do grupo G. Nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, em Johanesburgo, pegará o segundo colocado do grupo H, ainda não definido. Mais que isso, só poderá cruzar com rivais como Argentina, Alemanha e Inglaterra numa eventual decisão. A Holanda, na teoria, é o adversário mais forte dos brasileiros em uma possível partida de quartas de final (o futuro da Espanha só será conhecido no fim do dia).

Para conseguir isso, a seleção de Dunga enfrentou dois tipos de teste nesta sexta: jogar sem Kaká (suspenso) e Robinho (poupado) e superar a tensão do duelo com os lusitanos. Foi reprovado em ambos. Portugal entrou em campo, no primeiro tempo, recuado, com só um jogador no ataque. A mesma formação usada pela Coreia do Norte. E como na estreia do Mundial, o Brasil não conseguiu superar a retranca. Faltou movimentação no setor ofensivo e os meias não fizeram sua função básica: armar o jogo.

O time de Dunga teve duas chances ainda no primeiro tempo. Uma no segundo. Mas é pouco para um time que quer ser campeão mundial, ainda mais quando, no segundo tempo, Carlos Queiroz mudou o sua equipe e Portugal passou a dominar o jogo. Quando o treinador brasileiro olhou para o banco de reservas, para tentar contra-atacar as trocas do português, as alternativas não apareceram. Ramires entrou no lugar de Júlio Baptista e Grafite, no de Luís Fabiano. Mas os dois estão longe de ser opções reais de criatividade no elenco verde-amarelo.

Com isso, o Brasil caiu no jogo duro que a retranca portuguesa causava. E, nesse quesito, o naturalizado Pepe foi o protagonista. Chegando sempre forte, forçou um amarelo a Luís Fabiano (que deu uma entrada dura no rival) e outro a Felipe Melo. A entrada violenta no tornozelo esquerdo do camisa 5 rendeu um cartão para o jogador luso. O volante brasileiro deu o troco, levou o cartão e Dunga preferiu trocá-lo por Josué ainda no primeiro tempo, para evitar a expulsão.

Até esse momento, a seleção brasileira até tentava. No 1º tempo, deu a impressão de que precisava mais da vitória que os lusitanos. Com 63% de posse de bola e o dobro de finalizações, o time de Dunga dominou as ações. Nilmar mostrou gás. Mandou uma bola na trave, deu um chapéu seguido de chute para fora e acreditou em todas as bolas. Daniel Alves e Júlio Baptista, promovidos a titulares excepcionalmente nesta sexta-feira, não funcionaram como se esperava. Daniel foi bem, mas não foi brilhante. Mesmo assim, fez mais do que Júlio, nulo, principalmente no 2º tempo.

Depois do intervalo, o jogo ficou mais aberto. Portugal lembrou o time que goleou a Coreia do Norte por 7 a 0. E o Brasil começou a tomar seguidos sustos. Na frente, Júlio Baptista ficou só na determinação e deixou o campo. A criatividade que muitas vezes falta ao Brasil não apareceu com ele em campo. É bom Kaká voltar logo, e bem.

Para Portugal, o jogo foi bom. A retranca funcionou e o time foi perigoso, principalmente, na etapa final. Como era esperado, foi um rival muito melhor do que Coreia do Norte e Costa do Marfim, fruto da qualidade técnica de seus atletas. E o “fator Cristiano Ronaldo” fez a diferença. Fominha como de costume, o melhor jogador do mundo de 2008 arriscou chutes de longe, esboçou arrancadas pelas laterais e deixou a defesa sempre em alerta. Foi dele, por exemplo, o melhor lance português, aos 14min do 2º tempo. Terminou como o melhor da partida pela Fifa.

Embora os gols não tenham saído, os 62 mil torcedores que foram ao estádio Moses Mabhida viram uma partida movimentada e com momentos de tensão. Um bom aperitivo para o que deve acontecer nas oitavas de final. O Brasil só não poderá errar tanto no setor ofensivo. No mata-mata os gols que não aconteceram nesta sexta farão falta, mesmo no lado “fácil” da chave.

Fonte: UOL

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Teresa Britto lança candidatura ao governo do estado

24/06/2010 - 14h:51
Teresa Brito lança candidatura ao governo

A vereadora Teresa Brito (PV), deixou o projeto de sua candidatura para deputada estadual para ser candidata ao governo pelo seu partido. A candidatura deverá ser homologada no dia 29 de Junho. Em entrevista ao Programa Agora da TV Meio Norte, a vereadora falou dos motivos que a levaram a tomar a decisão, pois a candidatura para deputada estadual já estava bem encaminhada.

Os motivos citados pela vereadora foram o projeto do PV a nível estadual e nacional, o seu trabalho perante o povo de Teresina, sua legislatura na Câmara Municipal e sua contribuição para a melhoria de vida dos mais humildes.

"Diante de todos esses desafios, iremos homologar a nossa candidatura ao governo no dia 29 em nossa convenção, queremos ser diferente, levar justiça social ao povo do Piauí", afirmou Teresa Brito.

Segundo ela, o partido tem um projeto de governo conduzido por Marina Silva, que está muito bem nas pesquisas e que irá fortalecer as candidaturas do PV em todo o país. Com relação à composição de chapa, Teresa citou para a vaga de vice, os partidos PTN e PSTC, com nomes do próprio partido para o Senado e as lideranças no interior do estado já estão bem encaminhadas, finalizou.

Fonte: Portal Meio Norte

Vereadora Teresa Brito anuncia candidatura ao Governo do Estado pelo PV

24/06/10, 12:55
Vereadora Teresa Brito anuncia que será candidata ao governo pelo PV

A vereadora de Teresina disse que será a pré-candidata do partido para o governo do Estado para dar palanque à Marina

Com voz embargada a vereadora Teresa Brito anunciou nesta quinta-feira (24) que é a pré-candidata do PV ao governo do Estado. Ela que foi eleita com mais de sete mil votos em Teresina, é psicóloga, decidiu renuncia a candidatura de deputado estadual para montar palanque para a Marina Silva, presidenciável do PV.

Antes da confirmação, a vereadora anunciou uma pesquisa em que é considerada a vereadora mais atuante de Teresina. Após o anuncio a parlamentar confirmou que será candidata ao governo do Estado.

A vereadora disse que vai contar com o apoio de estrutura do palanque de Marina Silva, pré-candidato a presidente da República e com apoio dos militantes municipais para divulgar o projeto do partido, “a mensagem de esperança”. Esse apoio da coordenação nacional do PV será oferecido no Piauí e no Ceará, onde Marina terá palanque.

A parlamentar disse que hoje à noite terá uma reunião com os partidos coligados PTN e PSDC para definir os outros cargos majoritários. Brito anunciou ainda que o Partido Verde terá candidatos a deputados federal e estadual.

Ela também agradeceu ao João Vicente Claudino (PTB) pelo convite à vaga de senador em sua coligação e negou que tenha recebido qualquer convite do ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) para compor vaga de vice em sua chapa.

Teresa destacou ainda que será uma alternativa para os eleitores do Estado. “Nós seremos uma terceira via, uma quarta via, enfim uma alternativa para o Piauí, levando nosso projeto e uma mensagem de esperança”.

A convenção foi marcada para o dia 29 de junho.

Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira

Fonte: Portal Cicade Verde

Justiça Federal determina a interdição do lixão de Timon

24/06/2010 - 09h:51
Justiça Federal determina a interdição do lixão de Timon para beneficiar aeroporto de Teresina

Elisabeth Sá
O juiz federal Régis de Souza Araújo, da 3ª Vara Federal do Piauí, determinou, em decisão liminar, que o município de Timon/MA interdite seu vazadouro de lixo, o qual dista 4 quilômetros do aeroporto de Teresina, e dê destinação a todos os seus resíduos sólidos a uma distância superior a 20 quilômetros do centro geométrico do mesmo aeroporto, no prazo de 120 dias. O magistrado determinou ainda que nesse mesmo prazo, enquanto não se efetivar a interdição do lixão, deverá o município de Timon/MA providenciar o aterramento sistemático de todo o material orgânico logo após seu lançamento no local, a fim de evitar a atração de urubus.

A liminar foi dada em ação civil pública ingressada pelo Ministério Publico Federal no Piauí (Processo 2010.40.00.002460-9), contra o Município de Timon e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), na qual o órgão ministerial requer a proteção do meio ambiente e a segurança do espaço aéreo do Aeroporto de Teresina. Segundo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o lixão de Timon/MA é o principal fator de proliferação de aves, notadamente urubus, no entorno do aeroporto de Teresina.

Informações Assessoria de Imprensa da Justiça Federal

Segundo a Infraero, já foram registrados vários incidentes de impacto envolvendo aeronaves de grande e médio porte e urubus quando da preparação de pousos e decolagens no aeroporto de Teresina, e que a situação atual poderá levar à restrição de operação, com o funcionamento de vôos apenas no período noturno ou à suspensão das atividades do aeroporto.

O lixão foi instalado em 2004, contrariando a Resolução Nº 04/1995 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que trata sobre as Áreas de Segurança Aeroportuária e determina a distância mínima de 20 quilômetros entre os aterros sanitários e os aeroportos. Em agosto de 2009, o Município de Timon/MA havia se comprometido em resolver o problema, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. Para o magistrado não restam dúvidas de que a proximidade do lixão do aeroporto de Teresina “constitui fator preponderante para a aglomeração de aves, em especial, urubus, circunstância que vem prejudicando a regularidade e a segurança do tráfego aéreo no aeroporto de Teresina”.

Fonte: Portal Meio Norte

terça-feira, 22 de junho de 2010

Mudança no Código Florestal fica para depois da eleição

São Paulo, terça-feira, 22 de junho de 2010
Mudança na lei de florestas fica para depois da eleição

Líder do governo na Câmara diz que tema "nervoso" deve ser votado com tranquilidade

NANCY DUTRA
DE BRASÍLIA

O texto do novo Código Florestal deverá ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados somente após as eleições, afirmou o líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP) nesta segunda-feira. Para ele, é necessário tranquilidade para votar o "assunto nervoso".

A intenção, segundo Vaccarezza, já foi conversada com o relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP), responsável pela formulação do parecer na comissão especial daquela Casa que debate a lei de proteção às florestas.

A votação do relatório de Rebelo estava marcada para hoje, mas foi adiada para a próxima segunda-feira (28). Depois de aprovado na comissão, o texto será analisado em plenário, quando poderá receber modificações.

A bancada ruralista, que possui a maioria dos membros da comissão, pressiona pela tramitação rápida da proposta, enquanto os deputados ambientalistas pedem que a votação seja adiada para evitar a contaminação pelo período eleitoral.

AVANÇOS

O líder do governo defendeu as modificações propostas pelo relator. "As críticas são de quem não leu a proposta. Ela traz muitos avanços", disse.
Vaccarezza citou a isenção de reserva legal (floresta protegida) para as propriedades de até quatro módulos fiscais que, segundo ele, beneficiam os pequenos produtores.

Esse ponto é um dos mais criticados pela entidades ambientalistas, que veem na medida uma carta branca para o desmatamento. As outras críticas ao parecer de Rebelo giram em torno da transferência de responsabilidade para os Estados de legislarem sobre causas ambientais e a redução das matas ciliares ao longo dos rios.

Fonte: Folha de S.Paulo

Mais de 380 políticos estão com ficha suja no Piauí

22/06/10, 11:38
No Piauí, mais de 380 políticos estão com ficha suja; Confira os nomes

Piauí é o sétimo em número de políticos com processos de contas irregulares no TCU nos últimos 8 anos.

386 agentes públicos do Piauí, entre os quais governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais e diretores de autarquias, podem perder o direito de se candidatar nas próximas eleições. Eles tiveram suas contas julgadas como irregulares pelo Tribunal de Contas da União. No Brasil, são 4.922 pessoas condenadas em 7.854 processos.

O Piauí está em sétimo lugar no ranking nacional em número de processos, ficando atrás apenas do Maranhão, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Pará.

A lista divulgada pelo TCU pode servir de base para a Justiça eleitoral verificar se estes agentes podem ser enquadrados no projeto Ficha Limpa. Segundo este projeto, o político com irregularidade nas contas precisa de uma decisão da Justiça que suspenda ou anule o entendimento do TCU para ter o registro de candidatura e concorrer nas eleições.

Confira a lista completa (clique no link)

Fonte: Portal Cidade Verde

segunda-feira, 21 de junho de 2010

JVC contraria convenção nacional do PTB

21/06/10, 13:24
Senador JVC critica declarações de Serra e reafirma apoio a Dilma

O senador disse que foi no governo de Luís Inácio Lula da Silva o Piauí recebeu mais investimentos.

O senador João Vicente Claudino (PTB) comentou hoje em entrevista ao repórter Elivaldo Barbosa em matéria veiculada no Jornal do Piauí, as declarações do tucano José Serra na semana passada em Teresina, onde este fez uma comparação entre os governos Lula e de Fernando Henrique Cardoso e disse que no governo Lula não houve investimentos federais no Piauí.

“Foi nessa época que o Piauí teve de mais avanços e recebeu investimentos federais. É muito cômodo vir aqui achar defeito e não fazer uma reflexão, retroagindo para no tempo”, disse João Vicente Claudino.

O senador reagiu às declarações e não segue a posição nacional de seu partido, que apóia José Serra. Ele afirmou que o seu apoio é ao governo de Lula e a candidata Dilma Rousseff.

“Não estamos fazendo nada as escondidas, mesmo discordando do pensamento da maioria do partido”, frisou o senador.

Com relação ao apoio ou não do PV a sua candidatura, o senador falou que respeita o partido da vereadora Teresa Brito. “O PV tem grandes lideranças, estamos esperando decisão do apoio, vamos ter tranqüilidade e durante toda esta semana chegaremos a um denominador comum.”, finalizou.

Adriana Cláutenes Lemos (especial para o Cidadeverde.com)

domingo, 20 de junho de 2010

Copa 2010: seleção brasileira vence a Costa do Marfim por 3 a 1

20/06/2010 - 17h21
Brasil de Dunga alia força e técnica, bate rival violento e, enfim, convence

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

Nas últimas seis Copas o Brasil teve no comando de ataque nomes que desfrutavam de unanimidade nacional, com a série de Careca, Romário e Ronaldo. Neste domingo, Luís Fabiano chutou duas vezes para dentro do gol do Soccer City toda a pressão que residia sobre os ombros do atual camisa 9 da seleção.

Ele decidiu a partida contra a violenta Costa do Marfim, com os dois gols que abriram os 3 a 1. Selou a classificação antecipada do time de Dunga para as oitavas de final. Elano completou o triunfo, e Drogba descontou no fim, em um jogo marcado pela violência.

Desde as eliminatórias o atacante do Sevilla lida com a dúvida: é válida a aposta de Dunga em seu goleador? Luís Fabiano passou em branco na estreia brasileira no Mundial, contra a Coreia do Norte, e entrou no duelo diante dos marfinenses em Johanesburgo sem marcar há seis jogos.

Mas a seca acabaria cedo no maior palco da Copa. O alívio de Luís Fabiano no Mundial chegou aos 25min do primeiro tempo, quando o atacante participou de troca de bola com Robinho e Kaká no meio da defesa marfinense. Recebeu na frente para bater forte na saída do goleiro Barry. Na comemoração, o camisa 9 sinalizou o número seis para as câmeras. Resposta sobre as críticas pelos seis jogos sem gols? Não: "Foi homenagem para minha filha, que fez seis anos".

O melhor do Fabuloso, no entanto, ainda estava por vir. Logo no início do segundo tempo, o atacante recebeu na direita, se livrou de dois marcadores com toques altos e ajuda das mãos e, por fim, bateu forte à esquerda de Barry. O goleiro marfinense ainda desviou antes de a bola entrar.

Do outro lado, a badalação em cima do homem-gol da Costa do Marfim acabou parcialmente frustrada. Em seu primeiro jogo como titular na Copa, Didier Drogba ficou isolado no meio da defesa brasileira e pouco apareceu. Deu um chute sem direção em cobrança de falta no primeiro tempo e descontou para a sua seleção no fim, em vacilo único da zaga de Dunga.

A vitória brasileira foi definida aos 16min, através de uma ótima jogada de Kaká pela esquerda. O meia foi à linha de fundo e serviu Elano, que empurrou para as redes para anotar seu segundo gol na Copa. O autor do 3º gol, porém, foi uma das vítimas da violência dos marfinenses. Instantes depois de comemorar, o meio-campo do Galatasaray deixou a partida chorando, após entrada desleal do marfinense Tioté.

A dez minutos do fim, a zaga brasileira levou desvantagem pela primeira vez no embate com Drogba, na única vez em que isso aconteceu na partida. O atacante foi lançado na área e aproveitou a falha na linha de impedimento para marcar de cabeça.

O fim do jogo foi ainda mais violento que o início. O juiz, que não mostrou cartões nos primeiros minutos e deixou o jogo muito duro, mandou embora Kaká. Irritado com as seguidas entradas desleais dos rivais, o meia passou a reclamar muito. Levou primeiro o amarelo e, logo na sequência, foi expulso, após trombada com Keita.

Com o resultado, o Brasil se torna a terceira seleção no Mundial a conseguir duas vitórias nas rodadas iniciais, se juntando à Argentina e à Holanda. A seleção de Dunga ratifica, assim, sua classificação no grupo G e leva ao terceiro jogo com Portugal, na sexta-feira em Durban, a missão de confirmar o primeiro lugar da chave.

Tabelas rápidas, chapéus, bolas por entre as pernas dos africanos e 3 gols rendem elogios da imprensa internacional (clique no link)

Fonte: UOL

sábado, 19 de junho de 2010

IBAMA derruba pedido de liminar sobre hidrelétricas

19/06/10, 17:41
Ibama derruba pedido de liminar da Funáguas sobre hidrelétricas

O licenciamento prévio de cinco usinas no rio Parnaíba poderá ser feito pela Procuradoria Federal.

O Instituto de Meio Ambiente (Ibama) conseguiu derrubar o pedido de liminar que buscava a suspensão do processo de licenciamento de hidrelétricas no rio Parnaíba, na divisa entre os estados Piauí e Maranhão.

Com a medida, a procuradoria federal do órgão pode garantir a continuidade do processo de licenciamento prévio de cinco usinas que está em fase de conclusão.

A ação civil pública com o pedido de suspensão do licenciamento foi apresentada pela Fundação de Águas do Piauí (Funáguas). De acordo com o Ibama, a instituição alegou a existência de inúmeras fragilidades técnicas no estudo de impacto ambiental, além de outros argumentos como o registro de informações falsas a respeito do abastecimento de energia elétrica na região.

Os estudos de impacto ambiental das usinas já foram submetidos às fases consulta e audiência pública. As cinco hidrelétricas são: Cachoeira, com 96 megawatts (MW) de potência instalada; Castelhanos, com 96 MW; Estreito, com 88 MW; Ribeiro Gonçalves, 173 MW; e Uruçui, com 164 MW.

O governo federal aguarda com urgência a emissão da licença prévia de, pelo menos, duas hidrelétricas da bacia do rio Parnaíba (Ribeiro Gonçalves e Cachoeira). No último mês, a falta das licenças obrigou a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a adiar a licitação voltada para hidrelétricas enquadradas como novos empreendimentos de geração, com suprimento após cinco anos da concessão, denominado por leilão A-5.

O pedido de adiamento do leilão, que contará com mais quatro hidrelétricas, foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Na ocasião, o ministro informou que o leilão ocorreria até agosto, sendo que obrigatoriamente o edital deve ser publicado com a antecedência mínima de um mês.

Fonte: Portal Cidade Verde

Depois do vazamento de petróleo; o vazamento de desculpas

19/06/2010 - 01h33 / Atualizada 19/06/2010 - 04h16
Primeiro o vazamento de petróleo; agora, o vazamento de desculpas

Mike Littwin
Do The Denver Post

Naquele que os historiadores poderão lembrar como um momento pioneiro na era dos pedidos públicos de desculpas, Joe Barton, o congressista do Texas, pediu oficialmente desculpas por ter pedido desculpas.

Ele retirou suas desculpas. Ele lamentou sua lamentação. Ele sentia muito ter mencionado que sentia muito. Tudo o que posso pensar é que parece algo como assistir “Oprah” de trás para frente.

Talvez o mais estranho na história toda seja o fato da retirada do pedido de desculpas por Barton ter sido apenas uma das muitas coisas estranhas que ele fez naquele dia.

O drama teve início com o presidente-executivo da British Petroleum (BP), Tony Hayward, supostamente o vilão da história, depondo em uma audiência de um subcomitê da Câmara na qual Barton é o líder da bancada republicana.

Nós esperávamos ouvir um pedido de desculpas de Hayward --para as pessoas comuns, para a vida selvagem (incluindo aquelas morsas desobedientes) e para o restante de nós. E ele não decepcionou, de certa forma. Ele assumiu parte da culpa, apesar de ter evitado a maioria das perguntas.

Em outras palavras, foi como qualquer outra audiência do Congresso na qual o bandido tenta evitar qualquer responsabilidade real. De fato, o depoimento de Hayward saiu diretamente do manual de desculpas “sim, eu sinto muito, mas se você olhar atentamente verá que realmente não foi minha culpa”.

O que não esperávamos foi a expressão de lamentação de Barton que se seguiu, na qual ele pediu desculpas a Hayward por, eu não sei, sujar uma grande extensão da costa americana.

Isso mesmo. Barton pediu desculpas ao sujeito cuja plataforma da empresa explodiu, matando 11 funcionários e causando o que agora é rotineiramente chamado de pior desastre ambiental da história americana.

Por que não simplesmente dizer: “Obrigado, senhor, poderia me trazer outro?”

Aqui está o motivo para o pedido de desculpas de Barton a Hayward: foi porque o presidente Barack Obama teve a coragem de fazer a BP concordar em depositar US$ 20 bilhões em uma conta de caução para indenização das vítimas do vazamento catastrófico.

Foi uma atuação notável, até porque os políticos passam rotineiramente suas vidas tentando desesperadamente não ofender os eleitores. E aqui estava Barton dizendo aos americanos que, nesta ofensa, as verdadeiras vítimas eram as grandes companhias de petróleo.

Barton --um antigo político do petróleo-- chamou o fundo de US$ 20 bilhões de “caixa dois” resultante de “extorsão” da Casa Branca. Ele disse ter “vergonha” do que a Casa Branca fez e que fazer a BP depositar o dinheiro foi --eu não estou brincando-- uma “tragédia”.

Eu imagino que a única pessoa mais feliz do que Hayward em ouvir o lamentação de Barton foi Obama. Os democratas há semanas tentam mostrar que os políticos republicanos estavam do lado das companhias de petróleo.

E então Barton se apresenta para comprovar.

Ele não é o único, é claro. Você pensaria que o desembolso de US$ 20 bilhões pela BP, que não sairão do bolso dos contribuintes, seria uma coisa boa. Mas a deputada Michele Bachmann, republicana de Minnesota, disse que os US$ 20 bilhões eram “um fundo de redistribuição de riqueza” e vários conservadores chamaram a ação de política ao “estilo de Chicago”.

Isso aparentemente vem de um tema ao estilo festa do chá de que o que Obama deseja é dominar as grandes corporações ou possivelmente o mundo.

As pessoas que perceberam imediatamente o dano foram, é claro, outros políticos republicanos. Alguns deles queriam remover Barton de sua posição no subcomitê. Outros, eu estou certo, queriam fazer pior.

A liderança republicana na Câmara aparentemente forçou Barton a fazer o pedido de desculpas por seu pedido de desculpas e promete não terminar aí.

Nós vivemos na era do pedido de desculpas. Mas geralmente é Tiger Woods, um governador que perdeu o rumo, um atleta pego usando esteróides, um candidato que não se lembra do que fez durante a Guerra do Vietnã ou uma pessoa pseudo-célebre que furta em lojas.

Frequentemente, é claro, é Bill Clinton. Às vezes é o árbitro Jim Joyce da liga de beisebol.

Há, como sabemos, níveis diferentes de desculpas. Aquele que foi aperfeiçoado nos últimos anos é o “eu peço desculpas a todos aqueles que foram ofendidos”. Mas Barton não podia se limitar a isso.

Em seu primeiro pedido de desculpas pelo pedido de desculpas, ele disse que a BP foi responsável pelo acidente e “se qualquer coisa que eu disse nesta manhã possa ser mal compreendido no sentido oposto, eu quero pedir desculpas pela má compreensão”.

Mas a tentativa mal compreendida/má compreensão não surtiu efeito, e então Barton resolveu ir além. Se Obama tem a responsabilidade final por assegurar o fim do vazamento, os republicanos estavam trabalhando arduamente para por fim ao sangramento.

“Eu peço desculpas por usar o termo ‘extorsão’ para as ações de ontem da Casa Branca em minha declaração de abertura nesta manhã, assim como retiro meu pedido de desculpas à BP”, disse Barton.

E lá estava --o pedido de desculpas pelo pedido de desculpas. Eu não sei se esta é uma primeira vez. Tudo, eles lhe dizem, já aconteceu antes.

Mas se amar significa nunca precisar dizer que você sente muito, o que significa quando você precisa dizer que sente muito por ter dito que sente muito?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Paraná também pede Promotoria de Defesa Animal

18/06/2010
Fauna pede Promotoria de Defesa Animal

Por: Luciana Almeida

O Grupo Fauna de Proteção dos Animais de Ponta Grossa está mobilizado para buscar a instalação da Promotoria de Defesa Animal no Paraná. O objetivo é garantir que casos de maus tratos tenham o encaminhamento correto, com a devida aplicação de punição aos responsáveis.

"Sempre que recebemos denúncias ficamos sem uma resposta dos órgãos públicos competentes, apesar de efetuarmos as denúncias", complementa uma das voluntárias do Fauna, Andresa Jacobs. Ela explica que o movimento pela criação de promotoria específica foi iniciado em São Paulo e Minas Gerais. "Esse movimento foi iniciado por ONGs paulistas e de Minas Gerais, agora vamos nos mobilizar para que essa instalação também aconteça no Paraná".

Isabele Futerko, mais uma voluntária do Fauna, reforça que a ação dos órgãos públicos competentes, quando o assunto é maus tratos a animais, quase sempre não acontece. Como exemplo, ela cita caso de um cachorro utilizado para proteger um condomínio residencial em construção, na região do Santa Maria, em Ponta Grossa. "Durante um mês, esse cachorro permaneceu sem água ou comida à disposição. Tentamos encaminhar a denúncia aos órgãos públicos competentes, incluindo a polícia, Força Verde e Centro de Zoonoses, mas nenhuma providência foi tomada. Cada um tem a sua desculpa, para deixar de cumprir uma lei federal que visa proteger os animais de maus tratos", conta Isabele.

Ela argumenta que, sem o respaldo dos órgãos públicos competentes, o Fauna fica de mãos atadas para agir. "Nós atuamos efetuando a denúncia, mas não podemos correr risco de retirar um animal de uma situação de maus tratos, sem o respaldo policial".

Segundo a Lei Federal 9.605/98, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime passível de prisão e multa. (L.A.)

Fonte: InfoSentiens

PV descarta aliança com o PSDB

18/06/2010 - 09h:30
PV descarta aliança com PSDB

O anúncio oficial sobre o posicionamento do Partido Verde para as eleições de outubro só será realizado na próxima segunda-feira, 21. Apesar disso, a presidente regional da sigla, a vereadora Teresa Britto, antecipou ao Jornal Meio Norte que a legenda não deverá se unir ao PSDB. “Não vamos arriscar uma candidatura para ir à reboque de outros partidos”, frisou. Ela admitiu que foi chamada pelo ex-prefeito de Teresina e pré- candidato do PSDB à governador, Sílvio Mendes, para uma conversa, mas nenhum convite oficial de integração na chapa majoritária foi feito pelo tucano.

“Tivemos uma conversa mas não houve convite para ser vice do PSDB”, ressaltou Teresa. Como a vaga de vice é a única que falta ser ocupada na composição tucana, os verdes não teriam atendidas uma das três reivindicações para a aliança: a representação na chapa majoritária. A garantia de um palanque para a pré- candidata à Presidência, Marina Silva (PV), e a participação na elaboração do plano de governo são as outras condições do partido para abandonar o voo solo.

A vereadora destacou ainda que o interesse do PSDB está concentrado na coligação com o Democratas. “Eles só querem o DEM”, disse, acrescentando que “nada do que foi solicitado foi atendido. Eles não tem nenhuma proposta para nós”.

Com a exclusão do PSDB do leque de possibilidades dos verdes piauienses, o partido divide-se agora entre a candidatura própria e a indicação do segundo nome ao Senado na chapa do senador João Vicente Claudino (PTB) ao Governo estadual. Entre os nomes cotados para fazer uma dobradinha com o deputado Ciro Nogueira (PP) no Senado, está o do vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto.

O anúncio oficial da decisão do PV, que estava marcado para a última quarta-feira, foi adiado após a internação da vereadora no início da semana, que teve uma insuficiência cardíaca. Britto ainda irá se reunir neste sábado, 20, com membros do PTB e PSDC para costurar os acertos finais antes da consolidação da formação definitiva da sigla. (S.B.)

Fonte:  Portal Meio Norte

quinta-feira, 17 de junho de 2010

TSE diz que Ficha Limpa vale para condenados antes da lei

17/06/2010-21h18
TSE diz que Ficha Limpa vale para condenados antes da lei

DE SÃO PAULO

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) votou na noite desta quinta-feira pela validade da lei do Ficha Limpa para políticos condenados antes de sua promulgação.

A lei foi promulgada no dia 4 deste mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela impede, dentre outros dispositivos, a candidatura de políticos condenados por um colegiado da Justiça (mais de um juiz). O texto havia sido aprovado pelo Congresso no dia 19.

A dúvida sobre a validade da lei para políticos que já foram condenados foi causada por uma emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que alterou o texto estabelecendo que a proibição vale para "os que forem condenados", em vez de "os que tenham sido condenados", como estava escrito anteriormente.

No dia 10 deste mês, o TSE já tinha entendido que a lei valia para as eleições deste ano. Os ministros entenderam, por 6 votos a 1, que a legislação não alterou o processo eleitoral e que, portanto, entra em vigor imediatamente.

O projeto Ficha Limpa é resultado de iniciativa popular que obteve em um abaixo-assinado 1,6 milhão de assinaturas. O documento foi protocolado em setembro de 2009 na Câmara.

A lei torna inelegível quem tenha sido condenado por decisão colegiada, mas estabelece o chamado efeito suspensivo. Ou seja, um político condenado por colegiado pode recorrer também a um colegiado, que irá dar ou não o efeito suspensivo.

Fica inelegível o político condenado por crimes eleitorais (compra de votos, fraude, falsificação de documento público), lavagem e ocultação de bens, improbidade administrativa, entre outros.

Fonte: Folha.com

Pesquisa coloca Silvio Mendes em 1º e JVC em 2º

17h42 - 17/06/2010
PI: Silvio Mendes (PSDB) 35,5% x 22,4% João Vicente Claudino (PTB)

Pesquisa do instituto Captavox divulgada hoje (17.jun.2010) mostra que Sílvio Mendes (PSDB) lidera a disputa pelo governo do Piauí com 35,5% das intenções de voto. Em 2° lugar, estão tecnicamente empatados João Vicente Claudino (PTB), com 22,4%, e o atual governador Wilson Nunes Martins (PSB), com 21,9%. Entre os entrevistados, 18,9% vão votar em branco, nulo, nenhum ou ainda não decidiram. Candidatos nanicos, juntos, tiveram 1,1% das intenções de voto.

A pesquisa tem margem de erro de 2,85 pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi feita de 9 a 13.jun.2010 com 1.182 eleitores do Piaui. Seu n° de registro no TRE-PI é 12532/2010.

Nenhum dos candidatos teve variação superior ou inferior à margem de erro em relação à última pesquisa Captavox (feita de 10 a 13.abr.2010). Mendes oscilou 1,6 pontos percentuais para baixo (ele tinha 37,1%) e Claudino oscilou 2,8 pontos para baixo (tinha 25,2%). Martins oscilou 0,4 pontos para cima, saindo dos 21,5% de abril.

Senado
A Captavox também sondou a opinião dos eleitores sobre os candidatos ao Senado. Se a eleição fosse hoje, os 2 senadores eleitos pelo Piauí seriam Wellington Dias (PT) e Mão Santa (PSC). Eles tiveram, respectivamente, 65,7% e 37,1% das intenções de voto.

Heráclito Fortes (DEM) aparece em 3°, com 31,8% dos votos. Na sequência, Ciro Filho (PP) tem 16,1%, Antonio José (PT), 10,3%, Joaquim Saraiva (PR), 1,4%, Toim do Frango (PSL), 1,2% e Antônio de Deus (PCB), 0,8%. Entre os entrevistados, 23,3% estão indecisos, e 12,4% disseram que vão anular, votar em branco ou em nenhum dos candidatos.

Fonte: Blog do Fernando Rodrigues

Ex-delegado revela dossiê do PT sobre Serra

17/06/2010-13h18
Ex-delegado diz que sofreu ameaça de morte após revelar dossiê sobre Serra

NOELI MENEZES
DE BRASÍLIA

O delegado aposentado da Polícia Federal Onézimo das Graças Sousa afirmou nesta quinta-feira que recebeu ameaça de morte após revelar que havia sido procurado por supostos emissários da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT) para investigar o candidato tucano à Presidência, José Serra, e produzir dossiês sobre ele.

"Recebi um e-mail dizendo que eu ia me transformar em nome de parque. Na hora, não entendi. Depois me lembrei do prefeito Celso Daniel. Era uma ameaça de morte."

O ex-prefeito de Santo André Celso Daniel (PT) foi sequestrado e assassinado em 2002. Hoje, é nome de parque na cidade que administrou.

Onézimo disse, porém, que não ficou com medo da ameaça. "Tratei como uma chacota."

O delegado aposentado reafirmou, em depoimento à CCAI (Comissão de Controle das Atividades de Inteligência) do Congresso, que foi procurado para "levantar tudo sobre" o candidato tucano.

Questionado se a investigação envolvia monitoramento telefônico, respondeu: "Eu não sou onipresente. Para um bom entendedor, um pingo é letra. Como posso saber tudo sobre um pessoa?".

Segundo ele, o convite para a reunião lhe foi feito em nome do ex-prefeito Fernando Pimentel (PT-MG). Afirmou, no entanto, que foi recebido por três supostos emissários do petista: Amaury, Luiz Lanzetta --que era encarregado da área de imprensa da pré-campanha-- e Benedito de Oliveira Neto.

O advogado de Lanzetta, Antonio dos Santos Jr., afirmou que o depoimento do delegado foi "confuso e genérico". "O sr. Onézimo será acionado legalmente pelas inverdades que está dizendo."

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse que o depoimento de Onézimo confirmou as informações já publicadas pela imprensa e acrescentou mais detalhes.

Fruet disse aguardar uma resposta do sargento da Aeronáutica Idalberto Martins, conhecido como Dadá, que também foi convidado para depor na CCAI. Dadá teria participado das reuniões para discutir a elaboração de dossiês.

De acordo com o deputado, a comissão vai pedir informações sobre o sargento à Aeronáutica.

Fonte: Folha.com

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Marina Silva fala sobre meio ambiente

16/06/2010 14h51 - Por UOL Notícias
Marina fala sobre B. Monte e transposição do S. Francisco



Veja outros vídeos sobre a sabatina de Marina Silva
Sabatina de Marina Silva

Marina Silva fala sobre impostos

16/06/2010 - 13h29
Marina diz que "talvez" não dê para reduzir impostos e promete não aumentar

Carlos Bencke
Do UOL Eleições
Em São Paulo

A candidata do PV à Presidência da República disse, nesta quarta-feira (16) durante sabatina promovida pela Folha de S.Paulo e pelo UOL, que não vai cair no populismo de campanha e dizer que vai reduzir impostos. Segundo ela, existem muitos impostos no Brasil e eles deveriam ser unificados.

"Há um grande número de impostos, uma fragmentação. Há uma demanda de que aja uma unificação”, disse. "Talvez não dê pra dizer 'vamos reduzir impostos' [...] Mas dá pra dizer que não vamos aumentar".

Marina defendeu uma reforma tributária que seja capaz de mobilizar o cidadão e o empresariado e que ultrapasse modelos anteriores que chamou de Estado fiscalizador. “A gente precisa associar a ideia de reforma tributária [...] a um Estado mobilizador. Um estado que seja capaz de gerar oportunidades a todos os setores”, afirmou.

Em seguida, a senadora comprometeu-se a mobilizar a base de um eventual governo do PV para aprovar a reforma tributária no Congresso Nacional. O assunto se arrasta há anos em Brasília.

No plano econômico, Marina reafirmou o compromisso de manter o tripé de sucesso alcançado pelos últimos governos: o câmbio flutuante, a autonomia do Banco Central – “uma autonomia não institucionalizada, e ajuda a evitar o que ocorreu recentemente na Argentina“, explicou – e a meta da inflação.

Meio ambiente

Perguntada sobre os motivos de seu rompimento com o governo Lula por divergências com a então chefe da Casa Civil e hoje candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, a ex-ministra do Meio Ambiente disse que não gostaria de comentar bastidores da decisão. “Minha saída foi a maior explicitação das divergências”, disse.

Marina lembrou sua atuação quando defendia uma política de implantação dos transgênicos no Brasil. Segundo ela, o país perdeu a oportunidade de ter um diferencial competitivo em relação a outros países, como os EUA, ao não implementar as plantações de transgênicos de forma coexistente.

"Nós no Brasil deveríamos ter um modelo de coexistência. Uma área com trangênicos e outra sem transgênicos. [...] Deveria haver garantias de que as plantações sem transgênicos não fossem contaminadas", defendeu. “A legislação hoje é tão permissiva que não tem como voltar atrás”.

Irã

Ao comentar a aproximação do Brasil com o Irã, especialmente o acordo de cooperação estabelecido entre os países, Marina pediu cautela. Para ela, o diálogo é bem vindo, mas é preciso estar atento na fala com um país que “sonha com a bomba atômica”. Apesar das ressalvas com relação ao Irã, a senadora afirmou que o presidente Lula avançou no estreitamento com outros países, especialmente com os africanos, e que em seu governo, isso será mantido.

Marina Silva diz que Lula não precisa de "continuador"

16/06/2010 - 12h10
Lula não precisa de "continuador", diz Marina Silva

Andréia Martins
UOL Eleições
Em São Paulo

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não precisa de um continuador. A afirmação foi feita durante a sabatina realizada pelo UOL e Folha de S.Paulo, nesta quarta-feira (16), da qual a senadora foi a primeira a participar.

Para a senadora, Lula não precisa nem “de um opositor, que faz oposição por oposição e não reconhece as conquistas, nem de um continuador que ache que está tudo bem e é só continuar”, numa clara referência aos adversários Serra e Dilma. “Lula precisa de um sucessor para agregar conquistas e apontar novas direções”, disse.

Questionada sobre o seu discurso de que está na hora do Brasil eleger uma mulher para presidente, Marina disse que o certo seria fazer a pergunta ao contrário: “Por que ainda não elegemos uma presidente se elas são mais da metade da população? As mulheres são igualmente capazes e competentes”, disse a senadora, que não apontou diferenças entre ela e a candidata petistas, jogando a responsabilidade no eleitorado.

“As pessoas vão ter que identificar. Independente do estilo, visão, modo de ser, do fator feminino, as pessoas terão que se perguntar quem atualiza o modelo de desenvolvimento?”.

Senadora diz que poderia ter ficado no PT

Durante o evento, Marina declarou que se o PT tivesse assumido o compromisso com a sustentabilidade teria permanecido no partido e tentado uma candidatura.

“Nem precisaria ser eu a candidata, bastaria o PT estar comprometido com a causa. Eu ainda seria cabo eleitoral como sempre fui”, disse a senadora.

"Sai do PT porque o PT não foi capaz de entender a questão da sustentabilidade ambiental como sendo fundamental para o país”, completou a senadora, que ainda criticou os demais partidos por terem a mesma visão e "não acompanharem o movimento", disse referindo-se às políticas ambientais.

Nesse sentido, Marina ainda voltou a dizer que seus adversários, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), são totalmente parecidos. “Ambos têm a visão apenas desenvolvimentistas, crescimentista".

Ao responder porque não deixou o PT na época do mensalão, Marina afirmou que queria continuar no partido para tentar mudar as pessoas.

"Eu não pratiquei mensalão e milhares de pessoas não fizeram mensalão", defendendo que não seja feita uma generalização com o PT. Segundo a senadora a cobrança foi feita mais enfaticamente pelo fato de o partido se portar como um bastião da ética.

"Nenhum partido é perfeito. Assim como o PT o PV também tem problemas", disse. Sobre a presença de Sarney Filho no PV e em sua campanha, a senadora disse que ele não pode ser comparado ao pai, o presidente do Senado José Sarney (PMDB). “Eles não são a mesma pessoa. Ele [Sarney Filho] vem da política tradicional, mas assumiu outra posição”, disse.

Marina volta a dizer que Brasil precisa de planejamento

Na sabatina, Marina reforçou declarações como a não concordância com a construção da usina de Belo Monte e disse que obter energia tendo o petróleo como fonte, hoje “é um mal necessário”. Para Marina, o Brasil precisa de planejamento. "O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é um programa de gestão de obras. Temos que sair desse gerenciamento para o planejamento”, disse. No setor energético, afirmou que “não dá para ficar na forca. É preciso ter olhar estratégico”.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Encontro Nacional do Movimento Marina Silva

O "Encontro Nacional do Movimento Marina Silva" será realizado nos dias 3 e 4 de julho, em São Paulo.

O evento será na Sala Crisantempo, localizada na Rua Fidalga, nº 521, Vila Madalena.

Um pré-encontro, web-criativo, será realizado na noite do dia 2 de julho, para os que chegarem antes.

O encontro será organizado por João Paulo Vergueiro e Marcela Moraes.

Copa 2010: seleção brasileira vence a norte-coreana por 2 a 1

15/06/2010 - 17h18
Burocrata, Brasil flerta com desastre, mas bate a Coreia do Norte

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

O Brasil é o único que disputou todas as Copas do Mundo e abocanhou cinco títulos, mas nesta terça-feira, em sua estreia na edição da África do Sul, flertou com a maior zebra de sua história. Tudo se resolveu no segundo tempo, após o empate sem gols da primeira etapa. Maicon e Elano fizeram os gols da vitória por 2 a 1 sobre a inexpressiva Coreia do Norte, no Ellis Park, em Johanesburgo. O resultado deixa o time verde-amarelo na liderança do Grupo G (que tem ainda Portugal e Costa do Marfim), mas foi uma atuação mais que apagada, resumida pelo gol no fim de Ji Yun Nam.

A seleção entrou em campo pressionada pela vitória sobre a Coreia do Norte, 105º time do ranking da Fifa. Fechou treinos para esse jogo, mas não mostrou o que tanto escondeu. Até a defesa, porto seguro da equipe, vacilou no final e acabou vazada pelos asiáticos. No intervalo, vaias foram ouvidas entre as buzinadas das vuvuzelas.

O Brasil demorou 55min para superar a defesa formada por Ri Myong Guk, Cha Jong Hyok, Ri Jun Il, Ri Kwang Chon e Ji Yun Nam. Quem são eles? Nem Dunga sabe. Dunga só sabe que a dificuldade da estreia tão falada nos últimos dias se materializou.

A equipe comprometida do treinador gaúcho é também uma equipe burocrática. Não tem a criatividade que os fãs de Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho cobraram antes da convocação. Ganso, inclusive, deu as caras ao aparecer no telão em uma propaganda comercial.

Mas o meia real da seleção é Kaká. Ele carrega a camisa 10 e a responsabilidade de armar, de fazer a diferença. Não fez nem um, nem outro. Coube a Robinho assumir tal função. Elano ajudou, como no gol de Maicon. Mas foi muito pouco para o time pentacampeão. Muito pouco para quem busca o hexa.

Muitos apostam que essa será a Copa de Robinho. Desde o primeiro minuto do jogo, ele mostrou que fará de tudo para não decepcionar seus seguidores. O camisa 11 caiu pelos dois lados do campo. Fintou, driblou. Logo de cara, meteu a bola entre as pernas de um coreano. Arriscou de fora da área. Viu que o time estava com dificuldade na armação e recuou ao meio-campo. Até lateral ele cobrou (um na esquerda, outra na direita). Mas foi o único a ser um diferencial.

O esperado frio também deu as caras na estreia brasileira. Os termômetros marcaram 2ºC no primeiro tempo. Mas a baixa temperatura incomodou menos que o futebol do Brasil. É verdade que um placar de 2 a 1 nesta Copa da África do Sul parece alto, mas não é. Talvez até a Coreia do Norte tenha saído de campo satisfeita. Mas o time de Dunga não pode se dar esse luxo.

Fonte: UOL

Sílvio Mendes anunciará nome do vice na próxima semana

15/06/10, 12:48
Sílvio anunciará nome do vice na próxima semana, diz Luciano

O deputado afirmou ainda que nome pode sair de qualquer partido aliado, inclusive do PSDB.

O deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) confirmou hoje que Sílvio Mendes (PSDB) anunciará na próxima semana o nome do pré-candidato a vice em sua chapa ao governo do Estado. Segundo o deputado, a ideia ainda é de que seja escolhida uma pessoa da região centro-sul do Estado e poderá ser de qualquer um dos quatro partidos que compoem o grupo, inclusive do PSDB.

"Não quero cometer injustiça e antecipar discussão. Até a próxima semana teremos a definição e o povo do Piauí será sabedor de quem é o escolhido. Pode ser tucano, não há nada fechado. Pode ser qualquer nome dos 4 partidos coligados, preferencialmente da região centro-sul. Temos bons nomes e o escolhido vai somar muito", confirmou.

Esperança com o PV

Segundo o deputado, o ex-prefeito Sílvio Mendes ainda tem esperanças de ter o PV neste rol de coligados. "A vereadora Teresa Britto sempre foi aliada nossa na administração de Sílvio. Estamos mantendo conversas permanentes e ela tem dito que vai anunciar a decisão na quinta e pode tomar partido do nosso lado. Avaliação que cabe ao PV", comentou.

Fonte: Portal Cidade Verde

João Vicente Claudino espera resposta do PV

15/06/2010 - 08h:59
JVC diz que aliados são em todas instâncias e não existe veto

Elisabeth Sá

O senador João Vicente Claudino, pré-candidato ao Governo pelo PTB, diz que aguarda do PV uma manifestação com relação ao segundo nome que será apresentado para disputar a vaga de Senador na chapa que encabeçará.

Segundo ele, não há predileção por nomes e essa indicação caberá, exclusivamente, ao Partido Verde.

"Não tem essa história de escolher qual o candidato, de ter ingerência sobre o partido aliado. Quando somos aliados, somos em todas as instâncias, com respeito e sem veto", disse João Vicente.

O PV ficou de se manifestar na próxima quinta sobre qual nome deverá apresentar.

Fonte: Portal Meio Norte

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Quatro parlamentares do Piauí são enquadrados no Ficha Limpa

14/06/10, 17:15
Quatro parlamentares do Piauí são enquadrados no Ficha Limpa

Aparecem na lista o senador Mão Santa e os deputados federais Mainha, Átila Lira e Ciro Nogueira.

Eles são de 15 partidos diferentes, das 27 unidades da Federação. Nove ocupam cargos de liderança no Congresso. Um deles preside a Câmara, outro é vice-presidente do Senado. Em comum, têm o mandato que exercem no Parlamento e os processos a que respondem no Supremo Tribunal Federal (STF).

É a bancada mais numerosa do Legislativo federal, a dos parlamentares processados, composta por 21 senadores e 147 deputados. Juntos, eles são alvos de 396 investigações no Supremo.

No Piauí, quatro políticos foram citados por motivações diversas. São eles:

- Deputado Federal José Maia Filho (DEM-PI)
Ação Penal 533 Crime de responsabilidade
Data de autuação: 08/04/2010

- Deputado Federal Átila Lira (PSB-PI)
Inquérito 2560 Falsidade ideológica, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro
Data de autuação: 13/06/2007

- Deputado Federal Ciro Nogueira (PP-PI)
Inquérito 2613 Crime eleitoral e propaganda eleitoral
Data de autuação: 17/09/2007

- Senador Mão Santa (PMDB-PI)
Inquérito 2849 Peculato
Data de autuação: 10/09/2009
Inquérito 2449 Peculato
Data de autuação: 29/12/2006
Inquérito 2613 Crime eleitoral
Data de autuação: 17/09/2007

Em nível nacional, entre esses 168 parlamentares processados, cinco respondem a pelo menos uma dezena de processos. O campeão nesta lista é o ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP-RR), candidato ao governo do estado em outubro, com 21 denúncias.

Depois dele, vêm os deputados Jader Barbalho (PMDB-PA), candidato a uma vaga no Senado, Abelardo Camarinha (PSB-SP), Fernando Chiarelli (PDT-SP) e Lira Maia (DEM-PA), com dez investigações em curso.

No Senado, os senadores Jayme Campos (DEM-MT), com cinco, Valdir Raupp (PMDB-RO) e João Ribeiro (PR-TO), com quatro cada, são os que acumulam maior número de pendências na Corte Suprema.

Fonte: Portal Cidade Verde

JVC diz pela 1ª vez que é oposição

14/06/10, 12:11
JVC diz pela 1ª vez que é oposição e que chapa tampão não é invencível

Pela primeira vez, o senador João Vicente Claudino, pré-candidato do PTB ao Governo do Estado, admitiu que fará oposição ao governo Wilson Martins (PSB), mas promete campanha de alto nível. Ele destacou também que o governo não é invencível e a história confirma que 90% das eleições a oposição ganhou, como também derrotou “governo tampão”.

Às 12 horas, ele abriu o evento comunicando que o vice-governador será o deputado estadual Flávio Nogueira e o senador será o deputado federal Ciro Nogueira. A chapa é para vencer no primeiro turno.

João Vicente tem apoio de sete partidos: PRTB, PV, PTC, PDT, PHS, PTdoB e PRB. Ele confirmou que convidou o PV para compor a outra vaga no Senado e está aguardando a indicação.

“Não é difícil esse governo. Ele não é invencível. A história mostra que 90% das eleições foram ganhas pela oposição, como também os governo tampão sofreram derrota”, destacou o senador, que comandou o cerimonial.

Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira

Fonte: Portal Cidade Verde

editado pelo autor

Flávio Nogueira diz que votará em WD para o Senado e aliança já começa com infidelidade

14/06/10, 11:25
Flávio Nogueira entrega cargos e anuncia que votará em Wellington Dias

Comunicado foi feito ao secretário Tadeu Maia, hoje. Ele participa do lançamento da pré-candidatura de Ciro Nogueira.

O deputado Estadual Flávio Nogueira (PDT) confirmou que entregou os cargos ao secretário de Governo, Tadeu Maia, após confirmar aliança com o PTB. O comunicado foi feito hoje. Ele disse que "não tem mágoas e que continua a amizade". "Todo o Piauí sabe porque eu não vou apoiar o governo", declarou ao chegar à pré-convenção do PTB no espaço Joca Claudino, que iniciou por volta do meio dia desta segunda-feira (14). Ele disse que votará no ex-governador Wellington Dias (PT) para o Senado.

Ele disse que não concorda com a posição do governo em relação ao PDT e considerou desprestígio com a sigla o oferecimento da suplência de Antonio José na candidatura ao Senado.

Ele chegou ao evento acompanhando Ciro Nogueira (PP), que lança sua pré-candidatura ao Senado, e João Vicente Claudino (PTB), o pré-candidato ao governo.

Flávio Nogueira já foi secretário das Cidades no governo Wellington Dias (PT) e o atual secretário era indicado por ele.

Flash de Yala Sena (do Joca Claudino)
Redação de Leilane Nunes

Fonte: Portal Cidade Verde

Silvio Mendes quer PV para vice-governador

Em 14/06/10, 09:18
Silvio Mendes quer PV na vice

Elivaldo Barbosa

O tucano começa a semana conversando com lideranças do PV no Estado com o propósito de oferecer a vaga de vice em sua chapa para disputar o governo. O Partido Verde está em negociação avançada com o PTB.

Fonte: Blog Tempo Real

domingo, 13 de junho de 2010

PV recebe convite de JVC para o Senado

13/06/2010 - 07h:49
PV recebe convite de JVC para compor chapa para o Senado

O PV (Partido Verde), recebeu convites formais do senador João Vicente Claudino para compor a chapa para o Senado. Em reunião que será realizada na segunda-feira, pelo PV, o partido analisará os convites feitos por JVC.

Teresa Brito afirma que a sua prioridade é ser candidata a deputada estadual. A primeira vaga na chapa de João Vicente, ao Senado, foi confirmada com o nome do deputado federal do PP, Ciro Nogueira.

Segundo Teresa Brito, o anúncio será feito logo após à reunião em uma entrevista coletiva à imprensa.

Fonte: Portal Meio Norte

sábado, 12 de junho de 2010

Folha e UOL sabatinam a presidenciável Marina Silva

12/06/2010-18h10
Folha e UOL sabatinam a presidenciável Marina Silva na quarta-feira

DE SÃO PAULO

A Folha promove, em parceria com o portal UOL, sabatinas com dois candidatos à Presidência da República, começando com a senadora Marina Silva (PV), na próxima quarta-feira (16), seguida pelo ex-governador José Serra (PSDB), no dia 21.

Os eventos terão inovação no formato: pela primeira vez, os internautas também participarão. As sabatinas acontecerão às 11h.

Os leitores podem enviar perguntas em vídeo aos candidatos por meio do site especial de eleições da Folha.com. Algumas serão exibidas durante as sabatinas e respondidas pelos políticos.

Uma página (que pode ser acessada em folha.com.br/poder ou em uol.com/sabatina) exibe as contribuições enviadas pela internet, que devem ter até 20 segundos de duração e obedecer aos critérios de mediação.

Dilma

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, cancelou sua participação, marcada para o dia 17. A razão apresentada pela petista foi o agendamento de uma viagem internacional. Ela visitará França, Espanha e Portugal.

O tour será realizado de 14 a 20 de junho. Servirá para que sejam produzidas imagens da ex-ministra ao lado de governantes desses países. Esses registros serão usados nos programas de TV.

A Folha e o UOL argumentaram com a direção da pré-campanha de Dilma que as sabatinas foram agendadas depois de mais de quatro meses de negociações.

Quando se chegou a um acordo, foi realizado um sorteio para fixar a ordem dos sabatinados, com representantes das três campanhas.

Em 13 de maio, todos concordaram assinando um documento no qual cada campanha se comprometia a cumprir o ajustado.

Em nome de Dilma assinou o assessor Marcelo Parada, indicado pelo coordenador de comunicação Rui Falcão (SP).

Falcão disse que Dilma estaria disposta a remarcar a sabatina da Folha e do UOL quando voltar da Europa, mas essa decisão dependerá da aceitação dos outros candidatos, pois a ordem dos eventos foi definida em sorteio, com anuência do PT.

Sabatinas

Durante duas horas, os candidatos responderão a perguntas de quatro entrevistadores, da plateia --que poderá enviar questões por escrito-- e dos internautas, exibidas em vídeo.

Os entrevistadores serão Fernando Rodrigues, colunista da Folha e do UOL, Renata Lo Prete, editora do Painel, Vera Magalhães, editora do caderno Poder, e Rodrigo Flores, gerente geral de Notícias do UOL.

As inscrições estão abertas para assinantes da Folha e do UOL pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo telefone 0/XX/11/3224-3473, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.

As sabatinas serão no Teatro Folha, em São Paulo (avenida Higienópolis, 618, 2º andar).

Fonte: Folha.com