segunda-feira, 31 de maio de 2010

Manifesto ambiental no Rio Parnaíba

Na semana dedicada ao meio ambiente, um banco de areia no Rio Parnaíba, localizado ao lado do Troca-troca, amanheceu nesta segunda-feira (31) com uma paisagem diferente. Ambientalistas ligados a Rede Ambiental do Piauí (REAPI), em protesto as condições degradantes do rio, fixaram cruzes simbolizando a morte do Rio Parnaíba e seus afluentes.

Ao longo do banco de areia foram colocadas 217 cruzes em alusão ao número de afluentes do Parnaíba na Bacia do rio que se encontram assoreados ou mesmo mortos. Atualmente, a grande preocupação dos ambientalistas é com a possibilidade de instalação de cinco hidrelétricas ao longo do rio, já anunciado pelo Governo do Estado.

Para a REAPI, caso não haja uma revitalização da Bacia Hidrográfica do Parnaíba, a construção das hidrelétricas significará a morte definitiva do rio, considerado pelos ambientalistas o bem mais precioso do povo piauiense.



Fonte: REAPI

domingo, 30 de maio de 2010

EUA confirmam pior desastre ecológico de sua história

30/05/2010-11h34 - Atualizado às 14h01
EUA confirmam viver pior desastre ecológico de sua história

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O vazamento de petróleo no golfo do México é "possivelmente o pior desastre ecológico" da história dos Estados Unidos, afirmou neste domingo Carol Browner, conselheira do presidente americano Barack Obama para temas ambientais.

O fluxo do vazamento estimado por cientistas do governo e técnicos independentes, de 2 milhões a 3 milhões de litros de petróleo por dia, fez com que, na semana passada, se confirmasse este desastre maior que o do navio-tanque Exxon Valdez --em 1989, despejou 42 milhões de litros no Alasca.

Em declarações ao programa "Meet the Press", do canal NBC, Browner falou assim depois que a companhia BP, responsável pelo derramamento, anunciou o fracasso dos planos de bloquear o fluxo de petróleo com uma injeção de lama pesada, chamada de "top kill".

"Isso quer dizer que há mais petróleo vazando no golfo do México que em qualquer outro momento de nossa história. E isso significa que há mais petróleo que durante a mancha negra provocada pelo Exxon Valdez no Alasca (1989)", disse Browner.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o vazamento contínuo é "tão enfurecedor quanto doloroso".

Top kill

Por volta de 25% da zona econômica do golfo do México foi posta em restrição, de acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration, segundo a rede de notícias CNN.

Para efetuar o "top kill", a BP vinha lançando uma grande quantidade de um fluido de alta densidade --uma espécie de híbrido de lama com cimento-- no local do vazamento desde quarta-feira (26).

A estratégia nunca havia sido testada numa profundidade tão grande quanto a do poço no Golfo do México (1.500 metros).

A BP disse que já está preparando o próximo procedimento na tentativa de conter o vazamento. O novo plano consiste no uso de submarinos robôs junto a uma válvula de contenção.

A companhia estima que o procedimento leve quatro dias para ficar completo.

"Estamos confiantes que o trabalho vai funcionar, mas obviamente nós não podemos garantir o sucesso", declarou o chefe de operações da BP, Doug Suttles, sobre o novo plano.

Fonte: Folha.com

sábado, 29 de maio de 2010

Marina Silva critica José Serra por declarações sobre a Bolívia

29/05/2010-17h05
Marina critica Serra por declarações sobre a Bolívia

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, criticou neste sábado o também pré-candidato José Serra (PSDB), por causa das críticas que o tucano fez à Bolívia.

Serra disse nesta semana que o governo boliviano é "cúmplice" do tráfico de drogas para o Brasil.

As declarações do ex-governador de São Paulo, de acordo com Marina, foram equivocadas por causa da generalização.

"Não é assim que se trata um país irmão, até porque o povo boliviano não merece esse tipo de generalização. Nós somos vizinhos dos bolivianos no Acre, sabemos que temos graves problemas ali na fronteira com o tráfico de drogas, mas longe de eu querer atribuir isso a uma ação deliberada do governo e ou à sociedade boliviana", disse ela.

Marina afirmou ainda que a realidade do narcotráfico na Bolívia não difere muito do que acontece no Brasil. "Os problemas que são enfrentados em relação ao narcotráfico na Bolívia talvez não sejam diferentes de outros países e até mesmo dentro do nosso context", avaliou a pré-candidata, que participou do lançamento da pré-candidatura de Luciano Zica a deputado federal pelo PV, em Campinas.

Mais tarde, em outro evento, Marina cutucou Serra indiretamente pelas críticas que ele vem fazendo a um suposto aparelhamento do Estado por parte do governo federal.

Segundo ela, os candidatos a cargos majoritários, quando em campanha, sempre negam que vão colocar amigos e militantes em cargos, mas a história mostra que não é assim. "Todo mundo jura de pés juntos que não vai aparelhar. Mas depois esquece isso tudo", disse ela. "Depois que ganha, reforma o compromisso".

Elogios

A pré-candidata verde voltou a elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, segunda ela, fizeram o Brasil avançar porque eram líderes, e não gerentes. "O Lula fez o que fez em relação aos programas sociais porque não era um gerentão, era uma liderança. FHC só fez o Plano Real porque não era um gerentão, era uma liderança", disse Marina Silva.

Fonte: Folha.com

Sarah Menezes conquista Copa do Mundo de São Paulo

29/05/10, 14:14 - Atualizada às 16h57min
Sarah conquista Copa do Mundo de São Paulo e leva segundo ouro do ano

A judoca Sarah Menezes conquistou o ouro na Copa do Mundo de São Paulo, disputada na capital paulista neste sábado (29). A piauiense venceu quatro lutas, três delas por Ippon, golpe de pontuação máxima no esporte. O último confronto foi uma revanche com a gaúcha Taciana Lima, que derrotou Sarah na final da Copa do Mundo de Belo Horizonte/MG no ano passado. Vitória por Ippon.

Foi a segunda medalha de ouro da piauiense em 2010 - a primeira foi no Pan-Americano de El Salvador, em abril. Ela soma mais 100 pontos para o ranking mundial, que classifica para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Sétima melhor do mundo, a atleta se recuperou do quinto lugar no Grand Slam do Rio de Janeiro, na semana passada, e confirmou seu lugar de titular da seleção brasileira.

Na semifinal, Sarah Menezes reencontrou uma rival conhecida, a argentina Paula Pareto, com quem já lutou duas vezes apenas neste ano. Sarah Menezes perdeu para Pareto na primeira rodada do Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha. Depois, venceu a argentina por Ippon no caminho pelo ouro inédito no Pan. No Mundial de 2009, outro encontro na estreia, com vitória da piauiense sobre a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Para reeditar o duelo Brasil x Argentina mais uma vez, Sarah venceu a colombiana Steffany Garatejo e a italiana Valentina Moscatt. Pareto passou por Roni Schwartz, de Israel, Diana Ortiz, da Venezuela, e Daniela Polzon, principal adversária de Sarah Menezes na disputa pela vaga de titular na seleção do Brasil.

Fonte: Portal Cidade Verde

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Espírito Santo pode ter delegacia e promotoria especializadas em proteção animal

27 de maio de 2010
Espírito Santo pode ter delegacia e promotoria especializadas em proteção animal

Por Maninho Pacheco (da Redação)

A discussão de projetos de indicação do deputado estadual Dr. Hércules Silveira (PMDB) que sugerem a criação no Espírito Santo da Delegacia Especializada em Proteção Animal e da Promotoria Especializada em Direitos e Proteção Animal, reuniu na terça-feira, dia 25, o parlamentar capixaba, o delegado chefe da Polícia Civil do estado, Júlio César, o Procurador Geral de Justiça do Espírito Santo, Fernando Zardini, e representantes do IBAMA, CRMV-ES (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo), AMAES (Associação dos Amigos dos Animais do Espírito Santo) e SOPAES (Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo).

Simpático à matéria, o delegado Julio Cesar disse que, independentemente da tramitação da indicação de criação da delegacia especializada proposta, iria estudar a inclusão de suas atribuições no âmbito da Delegacia de Meio Ambiente, Proteção e a Defesa Animal. “Trata-se de uma medida menos burocrática e deverá ser posta em prática de forma rápida”, disse. O delegado irá reunir-se com o assessor jurídico da SOPAES para estudar a matéria e colocá-la em vigor por meio de portaria a ser publicada no Diário Oficial do Estado.

Da mesma forma, a reunião com o Procurador Geral de Justiça, Fernando Zardini, teve o objetivo de entregar formalmente o projeto de indicação que cria a Promotoria Especializada em Direitos e Proteção Animal ao Ministério Público Capixaba, oportunidade em que as associações de proteção animal, IBAMA e Conselho Regional de Medicina Veterinária reforçaram a importância do pleito e a necessidade de sua implantação.

Ao se manifestar, o Procurador Geral de Justiça disse que o projeto é pertinente e vem em boa hora, na medida em que o MP/ES prepara um projeto de lei de reformulação administrativa que será enviada à ALES até o final do semestre e o pleito do deputado Dr. Hércules e das entidades, SOPAES, AMAES, IBAMA, CMRV-ES e voluntários colaboradores da causa poderá ser contemplado nessa reformulação.

Ao final da reunião, Zardini assinou a declaração DUBEA (Declaração Universal de Bem Estar Animal), reafirmando seu comprometimento com a causa de proteção animal, fato que será notícia nacionalmente, a exemplo do que já fez o vice-governador Ricardo Ferraço e o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Rabello.

Fonte: http://www.anda.jor.br/?p=64195

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Construtora queima pneus e provoca poluição em Teresina

26/05/2010 - 16h:12
Construtora queima pneus e provoca poluição em Teresina

A Construtota ATÓN ENGENHARIA para derrubar um pontão de concreto para a reconstruir a linha férrea no bairro São Raimundo, zona sudeste de Teresina, atrás da Empresa Guanabara, queimou pilhas de pneus causando poluição em toda a região com uma grossa e negra coluna de fumaça.

O trabalho começou desde ontem (25), mas foi hoje à tarde, que a fumaça ficou mais intensa e se espalhou em toda a região do referido bairro. "Este incêndio de pneus para derrubar concreto é primitivo e um desrespeito à população, poluindo o meio ambiente e prejudicando os moradores do bairro São Raimundo", informou o comerciante, Jalário Praquete, que mora no lugar.

O funcionário da Construtora ATÓN ENGENHARIA, disse que é preciso queimar os pneus para amolecer a estrutura de concreto para que seja derrubado com marreta amanhã. "Temos que trabalhar para continuar a linha férrea", disse o funcionário.

A linha férrea é para os trens da Empresa Transnordestina. Iniciam um pontão sob a galeria que foi derrubada por um caminhão, e agora está recompondo. "Essa fumaça está causando dor de cabeça nos moradores", disse José Arcângelo, morador do bairro.

Fonte: Portal Meio Norte

Teresa Britto admite "janela aberta" com PSDB e PTB

26/05/2010 - 15h:01
Teresa Britto admite "janela aberta" com PSDB e PTB

A vereadora Teresa Britto (PV) admitiu hoje que há uma “janela aberta” para uma aliança com o PTB ou PSDB nas eleições de outubro.

Segundo ela, existem três critérios que precisam ser cumpridos para que o PV abandone o plano de um voo solo e faça uma dobradinha com o senador João Vicente Claudino ou o ex-prefeito da capital, Sílvio Mendes: a liberação para o palanque da candidata a presidente, Marina Silva (PV), a participação na elaboração do plano de governo, e a presença na chapa majoritária.

“Não recebemos convites oficiais, mas fomos procurados para conversar com o PTB e o PSDB”, revela a vereadora.

Fonte: Portal Meio Norte

terça-feira, 25 de maio de 2010

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Teresa Britto pode ser vice de João Vicente Claudino

Em 21/05/10, 13:48
Teresa Britto pode ser vice de João Vicente

A inciativa de assédio político partiu do PTB. O senador João Vicente Claudino já tratou do assunto até com dirigentes nacionais do PV. No Estado, os petebistas não exigiram resposta imediata da vereadora, também convidada para ser candidata a governadora num bloco de pequenos partidos.

Uma eventual aliança do PTB com PV representaria dois palanques na eleição presidencial: um para Dilma Rousseff e outro para Marina Silva. No PTB, a situação é encarada com naturalidade. Teresa Britto, no entanto, nega entendimentos com o PTB sobre o assunto.

Fonte: Blog Tempo Real - Elivaldo Barbosa

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Senado aprova por unanimidade "Ficha Limpa"

19/05/2010 - 18h21 / Atualizada 19/05/2010 - 22h34
Senado aprova por unanimidade Ficha Limpa, que segue para sanção de Lula

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O Senado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (19) o projeto Ficha Limpa, que impede o registro de candidaturas de políticos com condenação por crimes graves após decisão colegiada da Justiça (mais de um juiz). Uma emenda apresentada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) estabeleceu que a proibição só valerá para sentenças proferidas após a promulgação da lei, mas, como o Senado interpretou que a emenda muda apenas a redação do artigo, e não o mérito, o projeto segue direto para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem necessidade de voltar à Câmara.

Não há consenso, no entanto, para a aplicação da lei na eleição de outubro. Para alguns, caso o projeto seja sancionado por Lula antes das convenções que definem os candidatos, as regras podem ser aplicadas; outros parlamentares dizem que a proposta teria de ter sido aprovada em 2009 para poder valer neste ano. Essa questão deve ser decidida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, já entrou com um questionamento no tribunal sobre a validade da lei, mas o TSE ainda não se pronunciou.

O Ficha Limpa é um projeto de iniciativa popular: recebeu 1,6 milhão de assinaturas e foi apresentado ao Congresso em setembro do ano passado. Uma das novidades da nova lei é que não serão mais preservados os direitos políticos de quem renuncia ao mandato para escapar de eventual cassação depois de denúncia.

A lei permite que o político, após condenação, recorra a instâncias superiores, também em caráter colegiado, para conseguir registrar a candidatura. Caso seja novamente condenado, o político fica inelegível por oito anos. Pela legislação atual, o candidato só fica inelegível quando não existir mais a possibilidade de recurso.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) estimou que cerca de 25% dos futuros candidatos devem ser barrados com a nova lei. “Eu acredito que o número vai ser muito grande, pelo menos 1 em cada 4, porque tem muita gente acostumada a praticar irregularidades e o leque de crimes que passam a provocar inelegibilidade se amplia muito”, disse o democrata.

Para o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o texto "ainda precisará ser aperfeiçoado no futuro, porque ainda é muito genérico, pode cometer injustiças e não pegar quem tem que pegar. Mas é um avanço, sem dúvida”.

O secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, que dirige uma das instituições que promoveram o projeto, afirma que a nova lei vai inibir os criminosos. “Ao recorrer, o recurso ganhará prioridade para ser julgado. Então, se o candidato tiver culpa no cartório, ele vai preferir cumprir os trâmites normais da justiça e abrir mão da eleição, porque se recorrer ele pode ser preso.” Ainda segundo ele, a expectativa é que a nova lei abra precedentes para que a ética no trato com as coisas públicas se amplie.

Mais cedo, o presidente da República em exercício, José Alencar, defendeu a aprovação do projeto. “Tenho pedido para que votem [o Ficha Limpa], o Brasil precisa disso. Aliás, a impunidade não pode continuar no país, é preciso que haja rigor em todas as investigações e também no cumprimento da lei”, disse Alencar.

Cientista político contesta
Para o cientista político e sócio da CAC Consultoria Política, José Luciano Dias, ainda existe a possibilidade de que o STF (Supremo Tribunal Federal) conteste a validade legal do projeto. Dias afirma que a iniciativa é importante, mas viola o direito individual da defesa. “Eu acho que, no formato que veio da Câmara, ele vai ser objeto de uma contestação judicial por aquelas pessoas que, eventualmente, sejam prejudicadas.”

Além disso, Dias acredita que seja pouco provável que o projeto entre em vigor este ano, uma vez que ele contraria o artigo 16 da Constituição Federal. O texto diz que “a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”.

* Com informações de Camila Campanerut, do UOL Notícias em Brasília, da Agência Brasil e da Folha Online

terça-feira, 18 de maio de 2010

Aprovado Projeto de Lei que proibe espetáculos circenses com animais em Teresina

Nesta terça-feira (18) foi aprovado o Projeto de Lei 96/2009, de autoria da vereadora Teresa Britto (PV) e co-autoria dos vereadores Pastor Levino (PRB), Décio Solano (PT), Rosário Bezerra (PT), José Ferreira (PSDB), R. Silva (PP) e Dr. Pessoa (PDT), que proibe a entrada de circos com animais em Teresina.

Porém, o texto-base do projeto recebeu uma Emenda do vereador Rodrigo Martins (PSB) que retirou a palavra "domésticos", permitindo a apresentação destes. A emenda foi uma exigência do parlamentar para que ele votasse a favor.

Teresina passará para um seleto grupo de cidades brasileiras que já têm essa lei em vigor. Sete Estados também já contam com a lei. Além da tramitação de projetos de lei em outros municípios e estados também tramita na escala federal, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Nesta segunda votação, os vereadores Inácio Carvalho (PMDB), Olésio Coutinho (PTB) e Luis Lobão (PMDB) votaram contra, como fizeram na primeira votação. O vereador Evaldo Gomes (PTC) também votou contra. Evaldo entrou na vaga do então vereador Valdemir Virgino, hoje Secretário Municipal do Meio Ambiente, que se absteve na primeira votação.

domingo, 16 de maio de 2010

Marina Silva lança pré-candidatura à Presidência

16/05/2010 - 13h39
Marina Silva lança pré-candidatura à Presidência e confirma Guilherme Leal de vice

CIRILO JUNIOR
BERNARDO MELLO FRANCO
da Reportagem Local

A pré-candidata às eleições presidenciais Marina Silva (PV) anunciou na tarde deste domingo o empresário Guilherme Leal como seu vice na chapa do partido. O anúncio foi feito durante o lançamento da pré-candidatura de Marina, em Nova Iguaçu (RJ).

Empenhado na causa verde, Guilherme Leal, 60, foi levado ao PV pela senadora no ano passado. Antes de anunciar seu nome como vice, Marina fez elogios e afirmou que Leal "está inteiramente integrado com o projeto".

Após o anúncio, o empresário afirmou que sente profunda emoção em aceitar concorrer à vice-presidência. "Não podemos deixar de lutar pelo sonho de construir um Brasil mais justo, mais solidário, mais fraterno, mais feliz", completou.

Antes de Marina e Leal, Gabeira e o vereador Alfredo Sirkis já tinham falado durante o evento. Em meio a muito barulho feito pela plateia, Sirkis afirmou que a pré-candidatura de Marina estava sendo lançada "perto do povo", ao contrário do que ocorreu no lançamento de outros pré-candidatos.

O evento acontece na casa de espetáculos RioSampa, que segue a linha axé-pagode-funk. Ao lado de cartazes da festa de Marina há ainda cartazes de outras grandes atrações da casa: Furacão 2000 e Chiclete com Banana.

Durante o evento, Marina deve lançar o "ambientalismo para as massas", uma nova versão do discurso ambientalista, voltado para os problemas dos moradores de favelas e periferias das grandes cidades.

Segundo a última pesquisa Datafolha, a senadora tem 18% de intenções de voto entre eleitores com renda familiar acima de 10 salários mínimos. Na faixa abaixo de dois salários mínimos, ela despenca para 10%.

sábado, 15 de maio de 2010

Incêndio no Instituto Butantan destrói exemplares de até 100 anos

15/05/2010 - 14h48 / Atualizada 15/05/2010 - 16h20
Incêndio no Instituto Butantan destrói exemplares de até 100 anos

Edilson Saçashima*
Do UOL Notícias
Em São Paulo

O incêndio que atingiu o laboratório de répteis do Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, na manhã deste sábado (15), destruiu o acervo de animais mortos usados para pesquisa e estudo, entre as espécies haviam cobras, aranhas e escorpiões. Segundo a assessoria de imprensa, não havia nenhum animal vivo no prédio que foi mais atingido. Algumas espécies que foram destruídas estavam mantidas em formol há aproximadamente 100 anos.

Segundo Francisco Luis Franco, curador da coleção do Butantan e responsável pelo laboratório atingido, haviam aproximadamente 85 mil exemplares de animais para estudo no local.

O prédio conjugado ao laboratório de répteis comporta as espécies vivas, que foram retiradas durante o incêndio e não sofreram nenhum dano.

Questionada sobre as pesquisas de vacina, a assessoria afirma que estas não foram afetadas, já que são feitas a partir de animas vivos.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo, que se iniciou por volta das 7h35 da manhã, foi controlado cerca de uma hora e meia depois. Não há registro de vítimas. Dez carros de bombeiros e 50 homens foram designados para o combate às chamas no Butantan. Uma perícia será feita no local e a previsão é de que o resultado seja divulgado em 30 dias.

O instituto vai ficar fechado para visitações até a próxima segunda-feira em decorrência do incêndio e afirmou ainda que o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve pela manhã no Butantan, e solicitou ao diretor do instituto, Otávio Mercadante, que a instituição elabore imediatamente um projeto para a recuperação do prédio.

Fundado em 1901, o Instituto Butantan e é um centro de pesquisa biomédica, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O órgão é responsável pela produção de soros e vacinas consumidos no Brasil.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo instituto:

"O Instituto Butantan informa que neste sábado, 15 de maio, um incêndio atingiu o Prédio das Coleções, onde ficam espécies de répteis, artrópodos e quelônios. O fogo foi notado por volta de 7h45. Imediatamente os seguranças do instituto acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou em menos de 10 minutos.

Segundo informações preliminares prestadas pelos Bombeiros, não havia no prédio qualquer problema relacionado às instalações que possa ter originado o incêndio.

O Butantan irá aguardar, entretanto, as investigações da perícia técnica sobre as causas desta ocorrência. Assim que o prédio for liberado pela perícia, o Instituto Butantan irá iniciar o levantamento sobre a perda da coleção.

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve pela manhã no Butantan, e conversou com o diretor do instituto, Otávio Mercadante. Ele solicitou que a instituição elabore imediatamente um projeto para a recuperação do prédio.

A Secretaria de Estado da Saúde já se colocou à inteira disposição do Butantan para recuperar o local.

Em razão do incêndio, o Instituto Butantan permanecerá fechado neste sábado e domingo, reabrindo para a visitação do público na segunda-feira, dia 17, exceção feita aos museus, que rotineiramente ficam fechados às segundas.

O Butantan agradece todo o apoio e a solidariedade prestados pela população e seus funcionários ao longo das últimas horas."

*Com informações da Folha Online

Marina Silva inaugura "ambientalismo para as massas"

15/05/2010 - 12h02
Em lançamento de pré-campanha, Marina inaugura "ambientalismo para as massas"

BERNARDO MELLO FRANCO
da Reportagem Local

Sai o aquecimento global, entra o saneamento básico. Num esforço para popularizar sua principal bandeira de campanha, a presidenciável Marina Silva (PV) prepara uma nova versão do discurso ambientalista, voltada para os problemas dos moradores de favelas e periferias das grandes cidades.

A ideia é mostrar que o debate sobre o futuro do planeta não interessa apenas à classe média "ecoantenada". E que a ocupação desordenada do solo e a degradação dos recursos naturais têm consequências graves sobre a vida dos mais pobres.

"Essas populações são as mais atingidas", diz a senadora. "Elas são condenadas ano após ano a ver deslizamentos e enchentes sendo tratados como se fossem fenômenos naturais, e não resultado da ausência de políticas públicas".

O discurso do "ambientalismo para as massas" será testado amanhã, na festa de lançamento da pré-candidatura, em Nova Iguaçu (RJ). A escolha da Baixada Fluminense sintetiza a aposta do PV para seduzir o eleitorado popular.

"Ao realizar nosso lançamento lá, sinalizamos não só para a periferia do Rio, como para as de outras grandes cidades, como São Paulo, Belo Horizonte e Recife", explica Marina.

Segundo a última pesquisa Datafolha, a senadora tem 18% de intenções de voto entre eleitores com renda familiar acima de 10 salários mínimos. Na faixa abaixo de dois salários mínimos, ela despenca para 10%.

Principal figura do PV no Rio, o pré-candidato a governador Fernando Gabeira reforçará a mensagem no palanque. "Queremos falar de coisas que interessem às classes mais pobres", diz o deputado. "Vamos tratar de problemas que atingem essas áreas, como a falta de saneamento básico e a ocupação das encostas".

Tragédias recentes que atingiram o Estado, como os deslizamentos na Ilha Grande e no Morro do Bumba, serão tema obrigatório nos discursos.

Marina já tem tentado popularizar a causa ambiental em encontros com evangélicos, outro público-alvo do PV. "Quando dizemos que amamos o Criados e não respeitamos sua criação, estamos sendo incoerentes", discursou, em ato com pastores na última quarta-feira, em Natal.

Criada na Amazônia, ela afirma ter "muita expertise" em traduzir o discurso ambiental para os mais pobres. "Venho de uma tradição que começou a luta ambiental com os seringueiros do Acre", lembra.

Ela costuma dizer que já defendia a preservação da floresta antes de aprender o significado da palavra ecologia.

Ontem, Marina teve nova reunião com o empresário Guilherme Leal para tentar convencê-lo a assumir a vice na chapa do PV. O coordenador da campanha, Alfredo Sirkis, deve ter nova conversa com ele hoje, em São Paulo.

Direção do PV dá aval à candidatura de Teresa Britto para o Karnak

15 de Maio de 2010 09:35
Direção do PV dá aval à candidatura de Teresa Britto para o Karnak

Se depender da direção nacional do Partido Verde, a vereadora Teresa Brito (PV) será candidata ao Governo do Estado. A vereadora, que é também presidente do diretório estadual dos verdes no Piauí, esteve reunida nesta quinta-feira com a coordenação nacional da campanha da senadora Marina Silva, pré-candidata do partido à Presidência da República, que deu aval para que Teresa Brito seja candidata no Estado.

Teresa Brito ressalta que a sua candidatura é importante também para garantir um palanque forte para a senadora Marina Silva no Piauí. “A coordenação da campanha da senadora nos colocou a importância dessa candidatura, até mesmo pela minha experiência à frente do Legislativo da capital”, reiterou, destacando que o partido já conta com o apoio do PSDC e PTN, que, em uma composição majoritária, deverão indicar a vaga de vice e as de senador.

No entanto, Teresa Brito prefere cautela antes de dar qualquer confirmação. Segundo ela, se o PV entrar na campanha ao Governo do Estado “será pra valer”, com planejamento e buscando um
projeto consistente. Além disso, a vereadora destaca que é necessário ainda buscar um diálogo com suas bases em busca de apoio.

O PV pretende ainda incluir o nome da vereadora Teresa Brito nas pesquisas de intenções de votos realizadas no Estado. Paralelo a isso, o partido anuncia que também irá encomendar sua própria pesquisa. “Temos tempo ainda para trabalhar isso e tomar uma decisão acertada. O prazo final é apenas junho”, frisou a vereadora.

Para intensificar as conversas, a vereadora estará com a agenda lotada para o final de semana, incluindo visita aos municípios de Oeiras, Simplício Mendes, Nova Santa Rita, Isaias Coelho, Conceição do Canidé, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Lagoa do Barro, Bela Vista e Campinas do Piauí. “É algo que já fazemos com freqüência, mas que temos que intensificar com essa proximidade das eleições”, justifica.

Autor/Fonte: Mayara Martins / Jornal O DIA | Edição: Cícero Portela

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Aquecimento global pode destruir 20% dos lagartos do planeta até 2080

13/05/2010 - 13h50
Aquecimento global pode destruir 20% dos lagartos do planeta até 2080

AFP

WASHINGTON, 13 maio 2010 (AFP) - O aquecimento global poderá provocar a extinção de 20% da população de lagartos do planeta até 2080, segundo uma pesquisa internacional divulgada nesta quinta-feira.

O desaparecimento de grande parte destes animais provavelmente teria repercussões notáveis sobre a cadeia alimentar e o ecossistema, ressaltaram os cientistas.

Os lagartos são presas importantes para diversas aves, serpentes e outras espécies, e são também são predadores de insetos, explicaram os autores do estudo, divulgado na revista americana Science de 14 de maio.

Este trabalho realizado por Barry Sinervo, professor de Ecologia e biólogo da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz (oeste), se baseou em uma ampla investigação sobre as populações de lagartos no mundo e sobre os efeitos do aumento da temperatura terrestre desde 1975 sobre estes.

Com base nestas observações, elaboraram um modelo que permite prever o risco de extinção, explicou.

Este modelo permitiu prever com exatidão zonas específicas nas Américas do Norte e do Sul, na Europa, na África e na Austrália onde populações de 34 famílias diferentes de lagartos, estudadas anteriormente, tinham efetivamente sido extintas.

Com base nessas probabilidades, o risco de que essas espécies desapareçam foi estimado em 6% para 2050 e 20% para 2080.

Já que a extinção destas populações está diretamente relacionada ao aquecimento global, limitar as emissões de dióxido de carbono é essencial para impedir o desaparecimento destas espécies no futuro.

"Trabalhamos muito para validar este modelo computadorizado que mostra bem que as extinções de lagartos ocorrem devido ao aquecimento e não pelas perdas de habitats", indicou Barry Sinervo.

O desaparecimento de lagartos foi constatado primeiro na França, seguida do México, onde 12% das populações locais entraram em extinção.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Meio mundo pode ficar inóspito com mudança climática

12/05/2010 - 12h12
"Meio mundo pode ficar inóspito com mudança climática", diz estudo

BBC Brasil

O aquecimento global pode deixar até metade do planeta inabitável nos próximos três séculos, de acordo com um estudo das universidades de New South Wales, na Austrália, e de Purdue, nos Estados Unidos, que leva em conta os piores cenários de modelos climáticos.

O estudo, publicado na última edição da revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences, afirma ainda que, embora seja improvável que isso aconteça ainda neste século, é possível que já no próximo, várias regiões estejam sob calor intolerável para humanos e outros mamíferos.

"Descobrimos que um aquecimento médio de 7ºC causaria algumas regiões a ultrapassar o limite do termômetro úmido (equivalente à sensação do vento sobre a pele molhada, e um aquecimento médio de 12ºC deixaria metade da população mundial em um ambiente inabitável", afirmou Peter Huber, da universidade de Purdue.

Os cientistas argumentam que ao calcular os riscos das emissões de gases atuais, é preciso que se leve em conta os piores cenários (como os previstos no estudo).

'Roleta russa'
Quando o professor Huber fala em um aquecimento médio de 12ºC, isso significaria aumentos de até 35ºC no termômetro úmido nas regiões mais quentes do planeta.

Atualmente, segundo o estudo, as temperaturas mais altas nesta medida nunca ultrapassam 30ºC. A partir de 35ºC no termômetro úmido, o corpo humano só suportaria algumas horas antes de entrar em hipertermia (sobre-aquecimento).

Huber compara a escolha a um jogo de roleta russa, em que "às vezes o risco é alto demais, mesmo se existe apenas uma pequena chance de perder".

O estudo também ressalta que o calor já é uma das principais causas de morte por fenômenos naturais e que muitos acreditam, erroneamente, que a humanidade pode simplesmente se adaptar a temperaturas mais altas.

"Mas quando se mede em termos de picos de estresse incluindo umidade, isso se torna falso", afirmou o professor Steven Sherwood, da universidade de New South Wales.

Calcula-se que um aumento de apenas 4ºC medidos por um termômetro úmido já levaria metade da população mundial a enfrentar um calor equivalente a máximas registradas em poucos locais atualmente.

Os autores também afirmam que um aquecimento de 12ºC é possível através da manutenção da queima de combustíveis fósseis.

"Uma implicação disso é que cálculos recentes do custo das mudanças climáticas sem mitigação (medidas para combatê-las) são baixos demais."

terça-feira, 11 de maio de 2010

Deputados aprovam projeto "ficha limpa" sem alterações

11/05/2010 - 19h51
Deputados aprovam projeto "ficha limpa" sem alterações no texto-base

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

Atualizada às 20h42

Deputados rejeitaram na noite desta terça-feira (11) os últimos destaques do projeto “ficha limpa”, que foi mantido da mesma forma que foi aprovado na semana passada. O projeto impede o registro de candidaturas de políticos com condenação por crimes graves. Agora, a proposta segue para ser votada no Senado e, se não houver alteração, irá para sanção presidencial. O objetivo maior dos apoiadores do projeto é que as mudanças possam ser adotadas ainda nas eleições deste ano.

Os favoráveis argumentam que, caso o projeto seja sancionado pelo presidente antes das convenções partidárias que definem os candidatos, as novas regras poderão ser aplicadas. Para os contrários, a proposta teria de ter sido aprovada no ano passado para ter validado em 2010.

Ainda não há consenso entre magistrados do Tribunal Superior Eleitoral se, mesmo aprovado até junho, o projeto valerá para as eleições deste ano.

“Isso é uma vitória para cada um dos brasileiros e eu fico muito feliz de ter servido de instrumento para pode aprová-lo nesta Casa”, comemorou o deputado Índio da Costa (DEM-RJ), após a rejeição de todos os destaques.

O texto que irá para a análise do Senado é o mesmo que foi aprovado na semana passada, de autoria do relator, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

O parlamentar petista flexibilizou a proposta de iniciativa popular ao permitir que o político condenado possa recorrer para tentar suspender a inelegibilidade e participar das eleições. O efeito suspensivo precisa ser aprovado por um colegiado de juízes.

Na sessão desta terça-feira, dois dos nove destaques foram retirados da votação. Outros seis também tiveram parecer contrário, após consenso entre os deputados. O único que gerou polêmica foi derrotado por 350 votos contra, 2 a favor e 2 abstenções. Ele previa a exclusão do texto-base de crimes “contra o meio ambiente e a saúde pública”. A decisão tinha o apoio da bancada ruralista.

O presidente da Câmara Legislativa, Michel Temer (PMDB-SP), comemorou o fato da votação ter sido rápida (menos de 2h), como resultado do acordo feito, mais cedo, entre os parlamentares. "A casa do povo respondeu positivamente à iniciativa popular”, disse.

O “ficha limpa” é uma proposta de iniciativa popular, apresentado à Câmara dos Deputados em setembro do ano passado, com mais de 1,6 milhão de assinaturas. A ação popular contou com apoio de várias entidades da sociedade civis, mobilizados pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral).

Dejetos de animais são usados para produção de energia

11/05/2010 - 17h13
Dejetos de animais são usados para produção de energia

Por C. Clairborne Ray
The New York Times

O assunto tem sido tema de pesquisas e projetos experimentais. Porém, com a tecnologia atual, essa forma custa muitas vezes mais que os combustíveis tradicionais.

Um projeto apoiado pela Nasa explorou o uso de fezes humanas para fornecer a astronautas energia elétrica através de um tipo de célula microbial. A maioria dos projetos, incluindo uma instalação que fornece luz de gás em Sheffield, Inglaterra, depende da extração de gás dos dejetos.

Em um projeto de 2005, uma prisão superlotada em Cyangugu, Ruanda, transformou um problema em vantagem ao converter os dejetos dos prisioneiros em gás inflamável. O projeto usou conversores em forma de colmeia para abrigar bactérias para fermentar os dejetos. Um produto, o metano, foi coletado e queimado para cozinhar alimentos. O resíduo sólido foi usado como fertilizante.

A tecnologia foi desenvolvida pelo Institute for Science, Technology and Management e ganhou um Prêmio Ashden de energia sustentável de uma organização britânica sem fins lucrativos.

O projeto também foi elogiado por reduzir a poluição do descarte de lixo e preservar lenha local, que antes eram usadas como combustível. O modelo mais tarde foi usado em seis outras prisões.

Obstáculos para o uso de esgoto comum para geração de energia incluem seu alto conteúdo inicial de umidade, que exige uma secagem potencialmente cara; sua eficiência de combustível relativamente baixa, mesmo após a secagem e outros tratamentos; e a possibilidade de poluição a partir da queimada de outros materiais em sistemas de esgoto.

© 2010 New York Times News Service

Vereadora Teresa Britto é lançada como pré-candidata ao governo

11/05/10, 14:08
Vereadora Teresa Britto é lançada como pré-candidata ao governo



Fonte: Portal Cidade Verde

PV realiza encontro com novos aliados

"Aceita, Teresa"


O Partido Verde realizou na manhã de hoje (11) um encontro com novos partidos visando as eleições de outubro.

O evento ocorreu no plenarinho da Câmara Municipal de Teresina e contou com representantes dos partidos PSDC, PTN, PRP e PSC que estarão coligados majoritária e proporcionalmente com o PV.

Os presidentes do PSDC (Sérgio Bandeira), do PTN (Ítalo Sávio), do PRP (Egídio Ismael) e do PSC (Jonas Vieira) pediram à vereadora Teresa Britto (presidente da Executiva Estadual do PV) para que ela seja candidata a governadora do Estado, aclamando em coro, "aceita, Teresa"!

Teresa Britto já é pré-candidata a deputada estadual e pondera-se que seja eleita para assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa do Piauí. As pesquisas já a colocam como virtual eleita. Mas ela disse que na política tudo é possível, e pediu um prazo para se definir, quando haverá nova reunião dos partidos na próxima semana.

Vale ressaltar que o PV tem dois pré-candidatos ao governo: Deocleciano Guedes e Cleanto Jales.

Os quatro partidos darão total apoio à pré-candidata do PV a Presidente da República, senadora Marina Silva.






segunda-feira, 10 de maio de 2010

Encontro da Juventude Verde em Teresina

10/05/2010 - 08h:10
Encontro da Juventude Verde

No último sábado, dia 08, realizamos o encontro da Juventude Verde no plenarinho da Câmara Municipal de Teresina. A participação de jovens de todas as regiões de Teresina contribuiu bastante para o sucesso das atividades. Tratamos de temas relacionados à cidadania, aos direitos dos jovens na sociedade e levamos o ideal do Partido Verde para construção de um mundo mais justo, igualitário e democrático. O Partido Verde acredita que ações nesse sentido podem formar melhor aqueles que representam o futuro de cada povo.

Fonte: Blog Teresa Brito

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Marina Silva vem ao Piauí em junho

07/05/2010 - 09h:10
Marina Silva vem ao Piauí em junho

Estamos trabalhando a vinda da senadora Marina Silva, pré-candidata do Partido Verde à Presidência da República, ao Piauí. Nosso partido está bastante unido e buscamos a candidatura própria.

Ela cumprirá agenda no nordeste, indo a estados como Ceará e Rio Grande do Norte, e sua visita aos piauienses está programada para ocorrer entre os dias 1º e 10 de junho.

Estamos confiantes. Seu trabalho, sua história de vida e luta pelos mais carentes é um fator bastante positivo. O programa de governo do Partido Verde para disputar a Presidência está em fase de finalização e teremos muito sucesso no Piauí e no Brasil.

Fonte: Blog Teresa Brito

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Falta coerência à política climática no Brasil, dizem ONGs

06 Maio 2010
Falta coerência à política climática no Brasil, dizem ONGs

Por Observatório do Clima

O governo vive uma profunda contradição em relação à política de clima no Brasil. Ao mesmo tempo em que anuncia metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e de desmatamento, age para alterar o Código Florestal, projeta obras civis de grande impacto socioambiental na Amazônia e ainda deixa de fora a sociedade na hora de tomar as decisões principalmente sobre a matriz energética nacional. Essas foram algumas das principais críticas feitas pelas 36 ONGs que atuam na questão climática durante o seminário realizado nesta quarta (5) em Brasília pelo Observatório do Clima.

O evento reuniu 200 participantes entre especialistas e membros do governo na tentativa de abrir espaço para que a sociedade civil possa participar do processo de regulamentação da lei que estabelece a Política Nacional sobre Mudança do Clima (12.187/09), sancionada no final do ano passado. A promessa do governo era a de que a regulamentação se daria por meio de grupos de trabalho até o final de março deste ano, o que não ocorreu até agora. Para contribuir, o Observatório do Clima prepara um documento com sugestões ao governo a ser colocado em consulta pública nas próximas semanas.

De acordo com o coordenador do Observatório do Clima, André Ferretti, as discussões públicas sobre a implementação da lei estão atropeladas pela corrida eleitoral. ‘’Não se pode comprometer a qualidade do plano de ação climática do país – que orientará o futuro desenvolvimento econômico nacional – pelos interesses eleitorais imediatos’’, afirmou.

Energia

Karen Suassuna, do WWF Brasil, criticou as incoerências entre as projeções de metas assumidas pelo Brasil na Política Nacional sobre Mudança no Clima as o Plano Nacional de Energia de 2030 e o Plano Nacional de Energia de 2030. ‘’O setor energético ainda é muito refratário à participação construtiva da sociedade civil nas discussões de energia. O governo injetou muita gordura nas projeções de energia, mais do que o crescimento real das emissões’’, disse ela. A falta de acesso da sociedade civil no planejamento energético não permite que falhas como essa sejam discutidas de modo transparente. ‘’O governo tem de ouvir a sociedade’’, finalizou.

Fonte: WWF Brasil

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Deputados rejeitam três emendas que alteram "ficha limpa"

05/05/2010 - 22h30
Deputados rejeitam três emendas que alteram "ficha limpa"; votação continua na próxima semana

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

Os deputados terminaram a sessão extraordinária desta quarta-feira (5) com a promessa de que no próximo dia 11 seja encerrada a votação do projeto “ficha limpa”, que impede a candidatura de políticos com condenações na Justiça. Na madrugada de hoje, o texto-base (PLP 518-2009), de autoria do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), foi aprovado.

Por falta de quorum, os parlamentares optaram pela obstrução da sessão e não terminaram de votar todas as emendas ao projeto. A primeira sugestão de alteração no texto foi derrubada por consenso: a ideia era aumentar em um ano o período de desincompatibilização de membros do Ministério Público. Por enquanto, a lei permanece como está –eles devem sair apenas seis meses antes do cargo para se candidatar.

A segunda e mais polêmica emenda foi excluída por 362 votos a 41. Os parlamentares rejeitaram a emenda do vice-líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), que pedia a retirada do prazo de inelegibilidade dos políticos, previsto no texto aprovado em oito anos.

Por 377 votos a 2, o terceiro e último destaque da noite era assinado pelo líder do PTB, Jovair Arantes (GO), e pedia a retirada do texto referente à condenação por colegiado (tomada por mais de um juiz). Se fosse aceito, a impossibilidade de se candidatar só seria válida para condenações em ultima instância, sem possibilidade de recurso. Dessa forma, o projeto não mudaria em nada a legislação atual.

Os demais nove destaques serão votados na próxima terça-feira (11) também em sessão extraordinária.

Deputado Ricardo Tripoli recebe apoio internacional por defender animais

5 maio 2010 às 15:36
Defesa Animal: Ricardo Tripoli recebe apoio internacional

ONG inglesa homenageou atuação do deputado no Congresso Nacional

Brasília (05 de maio) O deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) foi homenageado nesta quarta-feira pela Organização Não-Governamental Animal Defenders International (ADI). Tripoli recebeu apoio do Diretor de Relações Institucionais da ONG, Helder Constantino, por sua atuação no Congresso Nacional em defesa da vida animal. A ADI, que promoveu encontro no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, congratulou Tripoli pelo compromisso de trabalhar incondicionalmente pelo bem estar-animal.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Durante a homenagem, a organização não governamental ressaltou a trajetória política do parlamentar e apresentou o mini-documentário "Atos Anormais", que integra a campanha "Basta de Sofrimento nos Circos". O filme alerta para a importância da aprovação do relatório de Tripoli ao projeto de lei 7291/2006, que proíbe o uso de animais em circos do país.

A proposição foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara em novembro do ano passado. A intenção do parlamentar paulista é incluir o projeto na pauta do Plenário para que ele seja apreciado ainda este ano. Para que isso ocorra, Tripoli protocolou nesta quarta-feira requerimento de inclusão na Ordem do Dia ao Plenário da Casa.

Também participaram do evento a procuradora da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Kátia Lemos; o coordenador-geral de Fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Roberto Cabral; a atriz e defensora da causa, Luisa Mel e a representante da organização no Brasil, Antoniana Ottoni.

Fonte: Assessoria do deputado e Rede Tripoli da Política do Bem

Pesquisadores pedem rigor na implementação do Código Florestal

05 Maio 2010
Pesquisadores pedem rigor na implementação do Código Florestal

O workshop sobre o Código Florestal, organizado pelo WWF-Brasil, Greenpeace e SOS Mata Atlântica, nesta segunda-feira, em São Paulo, pode ter muitos reflexos nos próximos meses. O público-alvo, formado por jornalistas de diferentes editorias e veículos (inclusive internacionais), acompanhou as explicações de onze pesquisadores renomados e atuantes na área ambiental sobre a importância de lutar contra as alterações no Código Florestal. Na verdade, a tônica do dia pode ser resumida na necessidade de, antes de tudo, implementar efetivamente a legislação.

“O problema do Brasil não é lei, e sim a sua aplicação”, disse Anthony Brandão, analista processual da Procuradoria Geral da República e doutor em ciências florestais pela Universidade Federal de Brasília. Sua frase, dita pouco antes do almoço, começou a ser compreendida logo na primeira palestra, de Paulo Adário, diretor da Campanha da Amazônia do Greenpeace. Foi ele o responsável por fazer uma introdução sobre a maior floresta tropical do planeta e ressaltar a relevância de sua preservação em plena capital paulista, na região Sudeste, uma das que, historicamente, mais derrubaram árvores no país.

Adário reforçou o compromisso que o Brasil tem com o aquecimento global, tanto por ser o quarto maior emissor de carbono do mundo, quanto pela possibilidade de redução no lançamento de carbono a partir do corte do desmatamento. Para atingir a meta do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC, na sigla em inglês) de controlar o acréscimo da temperatura até o fim do século em 2ºC, é fundamental que o país alcance o desflorestamento zero em 2015. Mudar o Código Florestal, é claro, não vai ajudar a atingir esta meta. Pelo contrário. Mesmo assim, a Comissão Especial que trabalha na Câmara com este objetivo ouviu apenas 18 ambientalista (apenas 7% do total).

Algumas das ideias da bancada ruralista, base primordial da comissão, são: reduzir (ou até extinguir) a reserva legal (RL), área preservada obrigatória em todas as propriedades, cuja abrangência varia a cada bioma; flexibilizar as áreas de preservação permanente (APPs), que se encontram, por exemplo, às margens de rios ou encostas; anistiar crimes ambientais e ampliar os locais de compensação – por exemplo, manter uma RL fora dos limites de sua propriedade e, também, da realidade em que ela está inserida.

Carlos Marés, professor de direito agrário e socioambiental da Universidade Católica do Paraná e ex-presidente da Funai, rechaçou a concepção de que, para produzir mais, necessita-se de menos proteção à natureza. Para ele, o Código Florestal é a extensão da função social da propriedade. “Não se pode discutir esta relação. A Reserva Legal é sustentável, pode ter geração de renda, mas não pode ter eliminação da natureza”, disse.

O conceito de uso sustentável das RLs foi levantado também por Luiz Zarref, engenheiro florestal e dirigente da Via Campesina, e por Luis Carlos Straviz Rodrigues, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Enquanto o primeiro reforçou que a natureza precisa ser compatibilizada com a produção, mas sem qualquer alteração no Código Florestal, o segundo ressaltou que deveriam ser permitidos os plantios de árvores frutíferas e ornamentais, por exemplo, em grandes propriedades.

Já a previsão de cenários sobre impactos na biodiversidade, caso as alterações propostas pela comissão, apoiada pelo relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP), sejam aceitas, ficou a cargo de João de Deus Medeiros, diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente. Para ele, se a sociedade pensar que uma propriedade é um direito absoluto de seu dono, trata-se de um retrocesso. “O bem comum deve sobrepor o interesse privado, por isso a importância de APPs e RLs. Se perdermos a proteção do Código, o impacto será monumental. A conectividade entre fragmentos florestais, que garante a biodiversidade, é feita pelo planejamento de espaços de APPs e RLs. O sistema de UCs nunca será uma resposta integral para todas as espécies que temos no país”, avaliou.

A noite já havia chegado a São Paulo quando Jean Paul Metzger, professor da Universidade de São Paulo e doutor em Ecologia de Paisagens pela Universidade Paul Sabatier de Toulouse, na França, começou a sua apresentação – a última do dia. Segundo ele, o Código Florestal protege, em sua versão atual, cerca de 60% das espécies em áreas modificadas. Isto acontece em função do efeito de borda, ou seja, as diversas contaminações que podem afetar um ambiente natural a partir da ocupação de terrenos no entorno. Em geral, os impactos são mais sentidos nos 100 primeiros metros. Portanto, modificar a legislação será temerário. Por fim, Metzger afirmou que manter Reservas Legais, por menores e mais isoladas que sejam, é fundamental. Elas prestam serviços ambientais e também conservam a biodiversidade local.

Fonte: WWF Brasil

Deputados aprovam texto-base do projeto "ficha limpa"

05/05/2010 - 00h48
Deputados aprovam texto-base do projeto "ficha limpa"; destaques devem ser votadas nesta quarta-feira

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou no início da madrugada desta quarta-feira (05) o texto-base do projeto "ficha limpa" (PLP 518-2009), de autoria do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que impede a candidatura de políticos com condenações na Justiça. O documento é um substitutivo do projeto de iniciativa popular apresentando pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que contou com mais de 1,6 milhão de assinaturas.

A proposta do deputado petista prevê a inelegibilidade somente para os políticos condenados por tribunais. O substitutivo permite ainda que o candidato obtenha recurso com efeito suspensivo contra a decisão que o condenou. Com isso, haveria prioridade na Justiça para o julgamento do recurso, o que, segundo o relator, iria agilizar a decisão. Caso o recurso do condenado seja rejeitado, o registro da candidatura seria cassado.

O texto aprovado é diferente do projeto original de iniciativa popular, que previa que o candidato perderia o direito de concorrer se já tivesse alguma condenação em primeira instância. A proposta do MCCE previa a inelegibilidade por oito anos desses candidatos condenados em primeira instância por um colegiado de juízes. Atualmente, a lei prevê a impossibilidade de se candidatar apenas para as condenações definitivas.

Os destaques do projeto do deputado petista, que podem alterar o texto aprovado, devem ser votados apenas na tarde de hoje.

Os líderes do PT, PTB, PMDB e PR entraram com requerimento de adiamento para que o assunto voltasse à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde haveria acordo para modificações na proposta, mas o pedido foi rejeitado.

“Assumo o compromisso pelo meu partido e pela minha bancada de que amanhã vamos votar a favor desta proposta. Amanhã, estaremos prontos para votar”, garantiu o líder do bloco PMDB/PTC, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

terça-feira, 4 de maio de 2010

Projeto de Lei "Selo Verde Teresina" é aprovado na Câmara

Nesta terça-feira foi aprovado na Câmara Municipal, por unanimidade, o Projeto de Lei “Selo Verde Teresina”, de autoria da vereadora Teresa Britto (PV).

O Selo Verde, um certificado de qualidade ambiental, será concedido pela Câmara de Vereadores anualmente, na primeira semana de junho, fazendo parte das comemorações do "Dia Mundial do Meio Ambiente.

Podem receber o certificado as empresas que adotarem medidas de preservação, proteção e recuperação do meio ambiente em suas atividades.

O projeto de lei ainda precisará ser sancionado pelo prefeito da capital.

Teresina poderá ter asfalto ecológico

04/05/2010 - 14h:35
Vamos solicitar implantação do asfalto ecológico ao prefeito Elmano Ferrer

por vereadora Teresa Britto

Na sessão desta terça-feira (04), apartiei o discurso do vereador Evaldo Gomes, que citou a lei de nossa autoria sobre o asfalto ecológico como sendo uma das inúmeras que não são cumpridas pela Prefeitura de Teresina. Esclareci que nossa lei ainda não havia sido executada porque necessitaria da instalação de uma usina de asfalto em Teresina que permitisse a utilização de pneus para a fabricação desse novo asfalto. Entretanto, os meios de comunicação divulgaram que a Prefeitura de Teresina deve instalar em breve uma usina de asfalto na cidade, o que vai permitir que os pneus inutilizados deixem de ser enviados a outros estados e possam produzir asfalto ecológico, que é mais duradouro que o convencional. Dessa forma, já estamos solicitando que o prefeito Elmano Ferrer providencie a produção desse novo tipo de asfalto nessa usina.

Alguns países e cidades do sul e sudeste do Brasil já fazem uso desse tipo de asfalto, apontando experiências positivas com o material. Estudos comprovam que esse tipo de asfalto traz na sua composição os mesmos componentes do asfalto convencional com o acréscimo do pó da borracha ao ligante. A principal diferença seria a mistura do pó da borracha que dá maior condição de resistência e durabilidade. Esse material tem mais durabilidade e resistência que o asfalto convencional, e a matéria-prima é quase de graça, ou mesmo sem custos nenhum.

A lei prevê que a Prefeitura de Teresina utilize e reaproveite o material reciclável tanto da capital como o fornecido por cidades do interior do estado. Além de baratear os custos, o asfalto ecológico também permite a preservação do meio ambiente, além de outras vantagens, como a aderência do veículo, que poderá frear em menos tempo.

Fonte: Blog Teresa Brito

domingo, 2 de maio de 2010

Revista da Globo destaca ameaças contra a Serra Vermelha

02/05/2010 às 5:49
Revista nacional destaca ameaças a Serra Vermelha

ANDRÉ PESSOA
Colaborador

A revista Terra da Gente, da EPTV, afiliada da Rede Globo, e que tem circulação nacional traz em sua matéria de capa a luta dos ambientalistas e pesquisadores para transformar a área da Serra Vermelha, na região de Bom Jesus do Gurguéia, em Parque Nacional.

Com o titulo de “Anhuma ou Carvão: Qual dos dois será o futuro da Serra Vermelha no Piauí”, a publicação faz um relato das ameaças que pairam a esse região considerada como a última floresta do semi-árido nordestino.

A reportagem destaca o pronunciamento do senador Heráclito Fortes que pediu explicações ao Ministério do Meio Ambiente sobre a possibilidade do projeto Energia Verde de produção de carvão vegetal ser retomado com apoio do Governo do Piauí agora com a construção de uma termoelétrica na área da Serra Vermelha.

Também cita o artigo escrito pela senadora Marina Silva (PV), enfatizando que será um grande erro o Governo Federal não criar uma unidade de conservação na Serra Vermelha. O próprio secretário de meio ambiente do Piauí, Dalton Macambira, recebeu alguns anos atrás o prêmio motosserra por contribuir para a destruição da natureza piauiense.

A revista tem circulação nacional e grande prestigio junto a comunidade científica do Brasil além de ser referência na área do meio ambiente. Essa é a quinta revista de grande porte que destaca o caso Serra Vermelha. Em anos anteriores as revistas Rolling Stone, Horizonte Geográfico, Os Caminhos da Terra, Com Ciência Ambiental, além de vários jornais do Brasil e do exterior.
























Fonte: Portal AI5 Piauí

Heráclito Fortes leva caso Algodões ao Senado

02-05-2010 às 19:17:00
Heráclito Fortes leva caso Algodões ao Senado

O Senador Heráclito Fortes (DEM), em pronunciamento no Senado, pediu que o presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), senador Fernando Collor (PTB-AL), marque os depoimentos do ex-governador Wellington Dias; do engenheiro Luiz Ernani Oliveira; e do presidente da Associação dos Atingidos pela Barragem de Cocal, professor Corsino Medeiros dos Santos. Eles vão falar em audiência pública sobre o desabamento da barragem. Ainda em seu pronunciamento, Heráclito destacou o protesto ocorrido na Segunda dia 26 e citou casos de construtoras no Piauí que não foram pagas pelas obras que realizaram e as abandonaram, não sem antes deixá-las inutilizáveis.

Fonte: Portal 180graus

Vereadora coordenará campanha de Marina Silva no Piauí

02/05/2010 - 12h:30
Vereadora coordenará campanha de Marina no PI

Marina Silva deverá estar no Piauí ainda em junho, onde também visitará os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

A vereadora Teresa Brito (PV) será a responsável pela coordenação da campanha da senadora Marina Silva (PV) no Piauí. O acordo foi fechado na última sexta-feira, em um encontro do Partido Verde realizado em Natal. Durante o encontro, foi encaminhada uma agenda de visitas da senadora, que é pré-candidata do PV à Presidência da República. Marina Silva deverá estar no Piauí ainda em junho, onde também visitará os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

A informação foi repassada pela vereadora Teresa Brito. Segundo ela, no encontro foi acertado que haveria uma coordenação a nível de Nordeste e outra coordenação a nível estadual. “A idéia é que em cada Estado, os coordenadores organizem uma agenda específica para a senadora, com a realização de palestras, visitas e seminários para os militantes e simpatizantes do PV”, explicou a vereadora.

Os Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe são os quatro Estados nordestinos que ainda não receberam a visita da ministra. “A proposta é que ela esteja nesses Estados no mês de junho. A visita será iniciada por Natal”, adiantou. Já no dia 22 de maio, haverá uma reunião com todos os coordenadores da região Nordeste. A vereadora trabalha com a perspectiva de que a vinda da senadora Marina Silva ao Piauí coincida com o encontro dos coordenadores do Nordeste. “Assim, poderíamos fazer uma mobilização ainda maior”, pontuou.

O Partido Verde ainda não “bateu o martelo” sobre a definição da candidatura própria no Estado. Nesta segunda-feira, a executiva estadual do partido se reunirá para discutir o assunto. “Trabalhamos com base no diálogo com outros partidos para a composição majoritária. A idéia é tecer uma aliança para um projeto de desenvolvimento do Piauí. Mas não fechamos as portas para as conversas, apesar de trabalhar com a perspectiva de candidatura própria”, argumentou. (M.M)

Fonte: Portal Meio Norte

sábado, 1 de maio de 2010

Animais são ameaças aos condutores em rodovia

01-05-2010 às 16:55:00
Animais são ameaças aos condutores em PI

A Pi que liga Lagoa Alegre a cidade de José de Freitas, em alguns dos seus trechos , Localidade Graça e entre malhada vermelha e Lagoa Alegre, os condutores precisam redobrar a atenção devido haver muitos animais na pista, principalmente vagas e jumentos. Estes animais já causaram muitos acidentes inclusive com vítimas fatais em nosso município.

Fonte: Portal 180graus

Vítimas dos Algodões promovem mais uma manifestação

01-05-2010 às 12:08:00
Vítimas dos Algodões Promovem Mais Uma Manifestação

Faltando 27 dias para completar um ano da tragédia algodões em Cocal, as vítimas da barragem realizaram na manhã deste sábado mais uma manifestação, desta vez com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Acic, Igreja, Câmara de Vereadores, Prefeitura e Avaba, as vítimas fizeram uma caminhada de alerta pelo centro da cidade e em seguida reuniram-se no auditório do STR de Cocal, na oportunidade, falou-se das dificuldades enfrentadas, conquistas e necessidades, uma equipe da Tv Cidade Verde esta em Cocal, fazendo uma matéria especial sobre os quase um ano da tragédia, assim o povo do Piauí verá com seus próprios olhos o que o Governo Fez e o que deixou de fazer.

Fonte: Portal 180graus